Mostrar mensagens com a etiqueta Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Senhor dos Mareantes

Em Junho de 1944 é iniciada a atividade dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, tendo até à data construído mais de 200 navios.
Eis aqui a foto da 1ª construção, o arrastão lateral Senhor dos Mareantes, de 1.480 tdw  que  foi entregue em 1948 à  Empresa de Pesca de Viana.



Hoje os Estaleiros de Viana encontram-se em sérias dificuldades como a reportagem abaixo deixa entender.




quarta-feira, 18 de maio de 2011

Navio de Pesquisa OGS Explora

Encontra-se desde o dia 13,em doca seca nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo  o "OGS Explora " a  fim de efetuar uma limpeza geral mais algumas manutenções e reparos.
Aqui o vemos na aproximação à  entrada da doca.


 O OGS Explora foi construido em Elmsfleth na Alemanha em 1973.
 Em 1988 foi adquirido pelo Instituto Oceanográfico Nacional de Itália com base em Trieste.  
O navio de pesquisas OGS Explora está preparado para  realizar levantamentos sísmicos e  acústicos seja em alta resolução quer a grande penetração. 
Pode efetuar medidas gravimétricas e megnetométricas, dispondo das mais modernas instrumentações para a execução de investigações morfobatimétricas.
Pode efetuar medidas no campo da oceanografia graças aos modernos instrumentos instalados a bordo.
O navio está dotado de laboratórios com cerca de 300m2 com rede de alimentação eléctrica de 110/220/380volts, tem um grupo ( UPS ) Uninterruptible Power Supply, que é uma unidade de alimentação sem interrupções, interfone, telefone, agua doce quente / fria e também agua do mar nos laboratórios "húmidos" , tomadas de corrente em todos os laboratórios e cabines.
Tem uma tripulação de 17 pessoas e pode receber 12 pesquisadores e técnicos.
A capacidade do navio é bem superior, mas as normas internacionais impoem restrinções a 12 unidades.
A propulsão deste navio é de 2 motores Deutz a Diesel de 1780hp cada.
Mais Detalhes :


Ship Type:  Other
Year Built:  1973
Length x Breadth: 73 m X 12 m
DeadWeight: 649 t
Speed recorded (Max / Average): 7.8 / 7.3 knots
Flag: Italy
Call Sign: IXWQ
IMO: 7310868
MMSI: 247028700











sábado, 19 de março de 2011

Navio de todo o Mundo...

Ano de 1955

N/M Gil Eannes foi a contrução nº15  entregue pelos  E.N.V.C. decorria o ano de 1955.
A 19 de Março, faz hoje precisamente 56 anos que este navio foi posto a flutuar nas docas ,dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo,conforme a imagem documenta.




Construído como navio hospital e apoio à pesca do bacalhau...custou 22.596 contos.
Mas desempenhou também vários outros serviços tais como:
Navio Capitania 
Navio Correio
Navio abastecedor de mantimentos,redes,materiais de pesca,água e combustível.
Também por vezes prestou serviços como rebocador e até como  quebra gelos.

(ver aqui resenha histórica)

Hoje podemos visita-lo na antiga doca comercial fazendo as delicias de milhares de visitantes como navio Museu  e Pousada para a Juventude...


...e muito mais, não deixe de ver esta maravilha.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Coisas do Mar e...

Nos antigos Paços do Concelho, na Praça da República em Viana do Castelo, está a decorrer esta exposição até ao final do corrente mês.
Mostra-nos este evento  como  e com que se trabalhava em tempos não muito longínquos nos Estaleiros Navais de Viana.
Belíssima e digna de ser vista, como tal não perca esta oportunidade de ver com os seus olhos deliciando-se com tantas belezas.
É sem dúvida um espólio mais que suficiente para a criação de um museu, pois que com este material e outro que certamente haverá nas instalações dos ENVC ficaria muito interessante e seria uma mais valia para a Cidade...
A quem teve esta iniciativa, um grande bem haja...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

9º Navio Porto,12º Embarque,Viagens?...

Mais um belo navio feito nos Estaleiros Navais na minha cidade, trabalhei na sua construção e quem diria que mais tarde nele embarcaria.

N/M Porto

 Muito parecido com o Malange que também foi construído no mesmo Estaleiro.
Nele embarquei no dia 5 de Maio de 1981, desembarcando a 15 de Outubro do mesmo ano.



Fiz a primeira viagem neste lindo barco, partindo de Lisboa, fazendo escala por Leixões, Bilbau, Ferrol e Setúbal regressando a Lisboa passado quase um mês.
Após 7 dias de cargas e descargas partimos para uma segunda viagem, porto de destino Cádiz aonde estivemos uma semana para depois sairmos para África iniciando por Cape Town aonde chegamos depois de 12 dias de mar. Daí fomos a Port Elizabeth, Durban, Maputo, Beira, de novo Durban, Port Elizabeth com partida para o Funchal aonde chegamos após 12 a 13 dias a navegar.
Do Funchal fomos para CasaBlanca em Marrocos, ao cabo de 5 dias, zarpamos para Lisboa, esta viagem teve a duração de sensivelmente 3 meses.
Passado 8 dias estamos de partida uma outra vez, com escala por Leixões, Santander, Pasajes, Santurce, Vigo, tudo em Espanha. Retornando a Leixões e Setúbal aonde finalmente parto para umas merecidas férias.
Tempo total de embarque, apenas 5 meses e mais dez dias.
Deixo aqui postais de alguns desses lugares.
Espanha
Marrocos
Setúbal

Funchal

Moçambique

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Continuação embarque, 5º navio.

Aqui estou de novo para dar continuação à viagem que ainda não terminei a bordo do N/M Malange.
Pois então esse postal de Anvers ou Antuérpia que vos deixei ,refere-se a um antigo castelo fortificado conhecido por Steen construído entre 1200 e 1225, é a mais antiga construção de Antuérpia. Após 4 dias de estadia em Anvers, zarpamos rumo a Londres aonde estivemos 3 dias, aqui vos deixo mais um postal de Londres e mais alguns da mesma viagem.
Trafalgar Square

Depois de uma boa estadia de 3 dias, partimos então para Bilbau em Espanha.

Não esqueçam que isto não era navio de passageiros mas sim de carga e então só podíamos ir a terra fora das horas de serviço e era preciso que não houvesse qualquer emergência.
Após uma noite e um dia de navegação chegamos ao destino,aonde apenas estivemos um dia, junto aqui também um postal que é uma vista aérea do Campo San Mamés em Bilbau.
Bilbau
Partimos a seguir para Lisboa aonde estivemos apenas um dia,

Lisboa

com saída marcada para África, porto de destino Cape Town o que levaria cerca de onze dias de navegação.

Cape Town

Depois de 3 dias em Cape Town partimos para Port Elizabeth, aonde estivemos 2 dias partindo para East London, cidade na costa Sudueste de África banhada pelo Oceano Indico, foi também uma passagem rápida, partindo então para Durban, seguindo-se Maputo e outra vez Durban, aqui nestes dois portos já tivemos maiores estadias e também mais dias de navegação.
Partindo a seguir para Lisboa com mais 12 dias de navegação.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

5ºNavio Malange,8ºEmbarque,Viagens?...

Aqui está a foto de mais um navio, desta vez o N/M Malange que foi construído nos E.N.V.C. na minha Cidade.


N/M Malange


Nele embarquei a 19 de Maio de 1977, em Lisboa, tendo desembarcado a 10 de Outubro de 1977.


E aqui vai mais um cartão de identificação.





Por diferentes portos da Europa fizemos escala assim como por África, dos quais vos deixo aqui uns postais.

Começamos por escalar o porto de Hamburgo na Alemanha, cidade que ainda hoje recordo, com o seu famoso bairro de St.Pauli, com toda a sua vida nocturna e o seu não menos famoso Zillertal, local aonde se dançava ao som da música de uma banda e as empregadas transportavam 3 e 4 canecas de cerveja bem grandes em cada mão, só visto.
Hamburgo


Este postal, mostra diferentes aspectos da cidade .
Depois de 6 dias em Hamburgo partimos para Bremen, aqui estivemos apenas 2 dias mas deu para ver uma outra bela cidade.
Bremem
Aqui vemos a igreja de St. Martini.


Partimos para novo porto desta feita Roterdão na Holanda, aonde estivemos 3 dias que sempre deram para ver um pouco desta grande cidade.
Roterdão
As pontes William e Queen's que ligam o rio Nieuwe Maas do centro de Roterdão com Noordereland.


Após 3 dias partimos para Anvers (Antuérpia) na Belgica, mas por agora apenas deixo aqui um postal dessa mesma Anvers e mais tarde continuarei com esta longa viagem que foi de mais ou menos 3 meses desde a saída até à chegada a Lisboa,por agora estamos mais ou menos a meio do percurso.
Anvers


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...