Mostrar mensagens com a etiqueta Viana do Castelo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Viana do Castelo. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pinturas de navios 11

Foto e texto extraídos do livro "Sessenta Anos de História" edição do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Navio Leivur Ossursson, pintura do Arquitecto Telmo Gomes
"Os navios são como as pessoas. Morrem só fisicamente. Das pessoas, fica a alma, que se diz ser imortal e, de algumas, fica a história da sua vida, por excepcional. Dos navios, a alma morre com as suas guarnições,mas fica a história, quando alguém a escreve."

Autor: Arquitecto Telmo Gomes

sábado, 27 de outubro de 2012

Navio AMKE

Pronto para largar amarras o navio AMKE, carregado de componentes eólicas carregadas no cais do bugio que serve a própria fábrica, apenas aguardando a chegada do Piloto que o conduzirá pela saída da Barra do Porto de Viana do Castelo, o que aconteceu ontem por volta das 14horas.
Segundo informação do PTVDC com destino a Bari.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Piratas em Viana do Castelo

Encobertos pelo nevoeiro pelo Rio Lima acima entraram .
"Os piratas", chegaram, atracaram e fizeram festa na festa, aconteceu pelas festas da Senhora d'Agonia em agosto passado em Viana do Castelo, conforme a foto documenta.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Pinturas de navios 10

Foto e texto extraídos do livro "Sessenta Anos de História" edição do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.


Navio Lobito, pintura do Arquitecto Telmo Gomes
"Os navios são como as pessoas. Morrem só fisicamente. Das pessoas, fica a alma, que se diz ser imortal e, de algumas, fica a história da sua vida, por excepcional. Dos navios, a alma morre com as suas guarnições,mas fica a história, quando alguém a escreve."

Autor: Arquitecto Telmo Gomes

domingo, 14 de outubro de 2012

Pinturas de navios 9

Foto e texto extraídos do livro "Sessenta Anos de História" edição do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.


Navio Praia do Restelo, pintura do Arquitecto Telmo Gomes
"Os navios são como as pessoas. Morrem só fisicamente. Das pessoas, fica a alma, que se diz ser imortal e, de algumas, fica a história da sua vida, por excepcional. Dos navios, a alma morre com as suas guarnições,mas fica a história, quando alguém a escreve."

Autor: Arquitecto Telmo Gomes

sábado, 13 de outubro de 2012

Pinturas de navios 8

Foto e texto extraídos do livro "Sessenta Anos de História" edição do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.


Navio Shell Tagus, pintura do Arquitecto Telmo Gomes
"Os navios são como as pessoas. Morrem só fisicamente. Das pessoas, fica a alma, que se diz ser imortal e, de algumas, fica a história da sua vida, por excepcional. Dos navios, a alma morre com as suas guarnições,mas fica a história, quando alguém a escreve."

Autor: Arquitecto Telmo Gomes

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ex-Votos das Gentes do Mar (10)


Dedicado aos santos e santas seus protectores, a quem faziam promessa nas horas de aflição, as Gentes do Mar ofereciam com a sua fé... neste caso à Senhora d'Agonia, Viana do Castelo o  ex-voto  pelo pedido atendido.
Este ex-voto está exposto em espaço da Confraria da Senhora d'Agonia em Viana do Castelo.



(Milagre que fez Nossa Senhora d'Agonia à tripulação do iate Restaurado, do mestre João José d'Pugua entre Sines e Setúbal a 17 de Dezembro de 1859.)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Governo quer vender Estaleiros por 30 milhões

O Governo pretende vender os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) por um mínimo de 29,8 milhões de euros.



Valor que resulta de um preço de venda de cinco euros por acção, conforme anunciado hoje na conferência de imprensa que se seguiu à reunião de Conselho de Ministros.
O objectivo do Executivo, que hoje aprovou o caderno de encargos para a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), é alienar a totalidade do capital, reservando 5% "para disponibilização aos trabalhadores mediante oferta pública de venda, a efectuar em momento posterior", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.
"A privatização é a única forma de evitar um desenlace muito negativo para os trabalhadores e para a Viana do Castelo que seria o encerramento da empresa por falta se condições", disse hoje o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Marques Guedes. O mesmo responsável diz ainda que é intenção do Governo que a venda esteja concluída até ao final do ano, mas reconhece que nestes processos "não há calendários peremptórios".
Texto: Diário Económico (23/08/12)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Submarino na Romaria da Senhora d'Agonia 2012

Hoje dia da procissão ao mar com os barcos em Viana do Castelo, há um barco na doca que não pode fazer parte da mesma, saiba aqui porquê.
Fez  um ano no passado dia 18 que se afundou na antiga Doca Comercial de Viana do Castelo.
Vejam a notícia neste link, 
http://expresso.sapo.pt/viana-barco-naufragado-aguarda-ha-duas-semanas-por-decisao-do-tribunal-para-ser-removido=f670730

Mas!
Passado um ano quem o quiser ver ainda o encontra no mesmo local, mesmo ao lado do navio Gil Eannes como que a fazer-lhe concorrência, tornou-se na nova atracção turística em Viana do Castelo. 
E as autoridades marítimas e ambientais nada fazem? Será assim tão difícil a remoção deste absurdo???




quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Últimos Veleiros... 40

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Óbidos


Lancha motorizada, ano de 1891. Durante os seus mais de 25 anos, foi muito admirada por uma metade da sua construção ser brasileira e outra portuguesa, e depois pela sua estabilidade no rio Tejo. Pertenceu ao grande industrial do Barreiro João Pereira da Silva. João Pinto manifestava o seu orgulho por ter trabalhado na construção desta lancha, dotada com o melhor que podia encontrar-se a nível da motorização, e aproveitava o ensejo para acrescentar : "mais tarde fui a Setúbal construir outra igual no estaleiro do meu irmão Alberto, na Cachofarra, a seguir fiz o leme e ajudei a mastrear e a fazer a carreira para lançar ao mar o iate Minho, de 300 toneladas, o qual era motorizado. Voltei de novo para o paquete Lima e continuo nas construções miniaturais sobre as águas do mar entre Lisboa, Madeira, Açores e vice-versa".


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ex-Votos das Gentes do Mar (9)

Dedicado aos santos e santas seus protectores, a quem faziam promessa nas horas de aflição, as Gentes do Mar ofereciam com a sua fé... neste caso a Santa Catarina, Viana do Castelo o  ex-voto  pelo pedido atendido.
Este ex-voto está exposto na Capela de Santa Catarina, situada  no Largo com o mesmo nome  em Viana do Castelo.





sábado, 11 de agosto de 2012

Pinturas de navios 7

Foto e texto extraídos do livro "Sessenta Anos de História" edição do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.


Navio patrulha Brava, pintura do Arquitecto Telmo Gomes
"Os navios são como as pessoas. Morrem só fisicamente. Das pessoas, fica a alma, que se diz ser imortal e, de algumas, fica a história da sua vida, por excepcional. Dos navios, a alma morre com as suas guarnições, mas fica a história, quando alguém a escreve."
Autor: Arquitecto Telmo Gomes

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Últimos Veleiros...39

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Marte

Arrastão para a costa, de 25 t., de 1919. Projectado pelo engenheiro naval José Francisco "Alquestano", foi desenhado e construído pelo mestre João Pinto "Calafate" e pertenceu à Empresa de Construções Navais L.da, de Lisboa. Igual a este era o Maria de Lurdes.

sábado, 4 de agosto de 2012

Centro de Mar em Viana do Castelo

Em Viana do Castelo, no antigo navio hospital Gil Eannes, hoje a funcionar como espaço museológico e Pousada de Juventude, virá a ser instalado o Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar.
O navio encontra-se atracado na antiga Doca Comercial de Viana do Castelo.
Veja aqui mais pormenores da notícia.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Últimos Veleiros...38

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Lancha da Pescada


Viana possuía, no início deste século, seis embarcações deste tipo, cuja utilização terminou com a introdução dos arrastões, a partir de 1905. Eram em geral propriedade dos próprios pescadores que, juntando-se em grupos de meia dúzia, para as adquirir, chegavam a hipotecar as próprias casas.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pinturas de navios 6

Foto e texto extraídos do livro "Sessenta Anos de História" edição do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.


Navio Cedros, pintura do Arquitecto Telmo Gomes
"Os navios são como as pessoas. Morrem só fisicamente. Das pessoas, fica a alma, que se diz ser imortal e, de algumas, fica a história da sua vida, por excepcional. Dos navios, a alma morre com as suas guarnições, mas fica a história, quando alguém a escreve."
Autor: Arquitecto Telmo Gomes

terça-feira, 31 de julho de 2012

Viana No Coração

Ontem na minha passeata pela marginal da minha Cidade Viana do Castelo assim encontrei o Porto Comercial em pleno movimento e com as suas muralhas repletas de bonitos navios.
Quando os navios cá estão Viana do Castelo fica mais bela lembrando a Cidade Marinheira de outros tempos embora de navios à vela navios que chegavam navios que zarpavam marinheiros que ficavam com Viana  no coração...
Aqui vos deixo estas lindas fotos.

Vista Geral do Porto Comercial


Navio Carga Geral, A B Valência
Navio de Contentores, Efendi Baba
Navio de Carga geral, Perseus
Navio de Granéis Líquidos, Mar Almudena

sábado, 28 de julho de 2012

Ex-Votos das Gentes do Mar (8)

Dedicado aos santos e santas seus protectores, a quem faziam promessa nas horas de aflição, as Gentes do Mar ofereciam com a sua fé... neste caso à Senhora d'Agonia, Viana do Castelo o  ex-voto  pelo pedido atendido.
Este ex-voto está exposto em espaço da Confraria da Senhora d'Agonia em Viana do Castelo.




1904                                                                                 João Maria Martins
MILAGRE QUE FEZ N. S. D'AGONIA À TRIPULAÇÃO DO HIATE "SANTA LUZIA" LIVRANDO-A DE UM FORTE TEMPORAL COM QUE JÁ TINHA LUCTADO DESDE O DIA 12 A 17 DE DEZEMBRO DE 1903 NA LATT. 36º 30´ 00´´ E LGT. 7º 06´00´´ DESTE, COSTA HESPANHA DO SUL, INDO SEM PANNO ARRIBAR A CADIZ.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Novo cartão de visita em Viana do Castelo

Já em tempos foi aqui publicado o alerta da lixeira que se vê na zona portuária de Viana do Castelo, quer flutuante quer nas suas muralhas.
Uma vez mais venho deixar o alerta pois que ontem ao passar junto ao navio Gil Eannes, não entendia muito bem o porquê dos turistas olharem com insistência para a água ali mesmo junto ao navio Pousada e atracção turística da Cidade mas logo constatei tratar-se de uma grande lixeira flutuante que me fez lembrar países na América do Sul aonde eu via essa lixeira como normal;



mas na Europa e numa cidade que já ostentou o título de mais limpa do País, creio  no mínimo e para não me alongar, não ser correto por parte das autoridades portuárias deixarem chegar a estes termos quer a doca quer toda a área portuária pois que o lixo está acumulado pelas muralhas também.
Creio não ser uma bela imagem para aqueles que nos visitam e de modo algum  fazer com que  o turista volte, pois que zonas existem no porto de mar que cheiram a podre, causando  mesmo náuseas.

terça-feira, 24 de julho de 2012

N.P.O. Figueira da Foz

Faz hoje precisamente 3 anos que o Navio Patrulha Oceânico (N.P.O.) Viana do Castelo teve a sua cerimónia de baptismo, cá nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, como aqui podem ver.


Agora pergunto, para quando veremos o baptismo do N.P.O. Figueira da Foz que podem ver nas seguintes fotos, ora atracado nas muralhas ora dentro de alguma doca dos Estaleiros mudando de posição de quando em vez, provavelmente para que não fique preso no fundo lodoso da bacia de aprestamento, concerteza que já tem barba no casco mais longa do que aquela dos nossos antigos marinheiros, que davam a volta ao mundo.



E os Estaleiros Navais de Viana do Castelo continuam parados, mas porquê senhores deste País???
Aonde está o apoio à industria da construção naval???
Na cerimónia de baptismo do N.P.O. Viana do Castelo, o Sr. Almirante Fernando Melo Gomes, assim discursava...
...só com uma Marinha muito bem apetrechada, será possível fazer face às responsabilidades que temos, com os patrulhas da classe Viana do Castelo estamos a caminhar na direcção certa fazendo o investimento correto na segurança de todos e contribuindo também para a prosperidade do nosso País seja pelo apoio à industria de construção naval seja a jusante se possibilitar a salvaguarda do uso do Mar Português pelos Portugueses.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...