sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Continuação embarque, 5º navio.

Aqui estou de novo para dar continuação à viagem que ainda não terminei a bordo do N/M Malange.
Pois então esse postal de Anvers ou Antuérpia que vos deixei ,refere-se a um antigo castelo fortificado conhecido por Steen construído entre 1200 e 1225, é a mais antiga construção de Antuérpia. Após 4 dias de estadia em Anvers, zarpamos rumo a Londres aonde estivemos 3 dias, aqui vos deixo mais um postal de Londres e mais alguns da mesma viagem.
Trafalgar Square

Depois de uma boa estadia de 3 dias, partimos então para Bilbau em Espanha.

Não esqueçam que isto não era navio de passageiros mas sim de carga e então só podíamos ir a terra fora das horas de serviço e era preciso que não houvesse qualquer emergência.
Após uma noite e um dia de navegação chegamos ao destino,aonde apenas estivemos um dia, junto aqui também um postal que é uma vista aérea do Campo San Mamés em Bilbau.
Bilbau
Partimos a seguir para Lisboa aonde estivemos apenas um dia,

Lisboa

com saída marcada para África, porto de destino Cape Town o que levaria cerca de onze dias de navegação.

Cape Town

Depois de 3 dias em Cape Town partimos para Port Elizabeth, aonde estivemos 2 dias partindo para East London, cidade na costa Sudueste de África banhada pelo Oceano Indico, foi também uma passagem rápida, partindo então para Durban, seguindo-se Maputo e outra vez Durban, aqui nestes dois portos já tivemos maiores estadias e também mais dias de navegação.
Partindo a seguir para Lisboa com mais 12 dias de navegação.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

5ºNavio Malange,8ºEmbarque,Viagens?...

Aqui está a foto de mais um navio, desta vez o N/M Malange que foi construído nos E.N.V.C. na minha Cidade.


N/M Malange


Nele embarquei a 19 de Maio de 1977, em Lisboa, tendo desembarcado a 10 de Outubro de 1977.


E aqui vai mais um cartão de identificação.





Por diferentes portos da Europa fizemos escala assim como por África, dos quais vos deixo aqui uns postais.

Começamos por escalar o porto de Hamburgo na Alemanha, cidade que ainda hoje recordo, com o seu famoso bairro de St.Pauli, com toda a sua vida nocturna e o seu não menos famoso Zillertal, local aonde se dançava ao som da música de uma banda e as empregadas transportavam 3 e 4 canecas de cerveja bem grandes em cada mão, só visto.
Hamburgo


Este postal, mostra diferentes aspectos da cidade .
Depois de 6 dias em Hamburgo partimos para Bremen, aqui estivemos apenas 2 dias mas deu para ver uma outra bela cidade.
Bremem
Aqui vemos a igreja de St. Martini.


Partimos para novo porto desta feita Roterdão na Holanda, aonde estivemos 3 dias que sempre deram para ver um pouco desta grande cidade.
Roterdão
As pontes William e Queen's que ligam o rio Nieuwe Maas do centro de Roterdão com Noordereland.


Após 3 dias partimos para Anvers (Antuérpia) na Belgica, mas por agora apenas deixo aqui um postal dessa mesma Anvers e mais tarde continuarei com esta longa viagem que foi de mais ou menos 3 meses desde a saída até à chegada a Lisboa,por agora estamos mais ou menos a meio do percurso.
Anvers


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

7ºEmbarque,2ºNavio de novo,Viagens?...


Passado quatro anos, em 1 de Julho de 1976 embarco mais uma vez no navio aonde tinha feito o meu segundo embarque. 
N/MGanda

Afinal, encontrei documentos das viagens efectuadas e desta feita, após um mês fundeados partimos finalmente escalando os seguintes portos:
Funchal, Walvis Bay, Lisboa, Walvis Bay de novo e Lisboa.
Aqui vai mais um cartão de identificação.


Desembarquei em 18 de Outubro e passado poucos dias o navio parte para o Brasil aonde eu nunca cheguei a ir embora tenha andado lá perto.

Aqui deixo mais uns um postais desse tempo.
Funchal

Lisboa

terça-feira, 4 de agosto de 2009

4ºNavio Muxima, 6º Embarque, viagens?...

Após um pequeno período de repouso, recomeço aquilo a que me propus no início deste "Blog", dar a conhecer os barcos em que trabalhei e neles naveguei, podendo deste modo conhecer um pouco deste nosso pequeno mundo.
N/M Muxima

Aqui vai a foto do navio que foi o meu sexto embarque, o quarto que conheci, não contando aquele no serviço militar.

De início chamei-lhe viagens mas como acabei por lhes perder a conta achei melhor dizer embarque que assim não me engano.

Este era o N/M Muxima pertencente à Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, um belo navio no qual embarquei em Fevereiro de 1976 no Porto de Antuérpia na Bélgica.
Aqui vai mais um cartão de identificação, que embora ainda fosse da Empresa Insulana de Navegação o navio já era pertença da CTM.


(Abaixo vos mostro o cartão identificativo de funcionário da CTM.)


Tendo ido substituir um colega que se acidentou, fui então de avião para Bruxelas aí chegado apanhei um táxi para Antuérpia aonde fiquei um dia e uma noite num hotel, pois que o navio ainda não tinha chegado. Na época este porto era o 2º maior da Europa.


Fiz viagens neste navio pelo Norte da Europa e África tendo estado embarcado no mesmo até finais de Junho de 1976.
Os portos escalados durante este tempo foram:
Anvers (Antuérpia) aonde embarquei, Bilbau, Leixões, Lisboa, Las palmas, Walvis Bay, Cape Town, Port Elizabeth, East London, Durban, Maputo, Beira, Nacala, Durban de novo, Lisboa outra vez, Anvers , Roterdão e Lisboa.
Aqui vos mostro alguns postais de alguns locais por onde passei, a bordo deste navio.

Este postal mostra a Estação Central de Antuérpia, nesta praça situava-se o hotel em que estive aguardando a chegada do navio.

Enclusas de Terneuzen

Várias vistas do Porto de Roterdão

Por agora, fico por aqui com a promessa de voltar em breve, mostrando outros navios e outros lugares.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

3ºNavio Uíge,3º,4º e 5ºEmbarques,Viagens...quantas?

Passaram-se dezoito meses, acabei o serviço militar na armada, aonde também estive embarcado ainda que só um mês e meio, neste belo navio que aqui podem ver.

N.R.P. Almirante Pereira da Silva


E aqui estou mais uma vez para vos dar conta destas minhas viagens por esse mundo fora...


N/M Uíge

Este navio que aqui está é o Uíge, navio misto que pertencia à Companhia Colonial de Navegação, muitos o conheceram por diversas razões, no meu caso por fazer parte da tripulação, nele embarquei no dia 31 de Julho de 1974, com a função de Electricista e aqui vos mostro mais um cartão de identificação.


Transportava-mos militares de Lisboa para a Guiné / Angola e vice- versa, nesta data creio termos transportado ainda, militares mais uma ou duas vezes pese embora se tenha dado 0 25 de Abril, a independência de Angola só aconteceu em Novembro no ano de 1975.

Era um navio misto, ou seja podia transportar carga e passageiros,
com mais ou menos 145 metros, tendo sido construído na Bélgica em 1954, dispunha de um motor Diesel de 8 cilindros com uma potência de 6850 cavalos.
Tinha acomodações para 571 passageiros e a tripulação era composta de 139 pessoas.
Mas!....no transporte de militares, eu nem sei dizer-vos a quantidade, pois iam por todo lado como se costuma dizer (sardinha em lata) e hoje a relembrar essa vivência, posso dizer que as condições eram péssimas que nem quero descrever.
E lá voltei eu a Angola mais concretamente ao Porto de Luanda desta feita transportando militares, no regresso vinha o navio cheio novamente



e após alguns dias chegava-mos a Lisboa aonde éramos aguardados por um mar de gente, familiares e amigos daqueles militares.

Era uma cena que me passava muita emoção ao ver toda aquela gente aos abraços no meio de risos e choros.
Fiz algumas viagens mais até se trazerem os últimos militares assim como civis, de regresso a Lisboa, também neste espaço de tempo fomos a Moçambique para trazer militares tendo o navio ancorado em Lourenço Marques indo mais tarde ao Porto de Nacala aqui sim embarcando os últimos militares pois que a independência seria no dia 25 de Junho de1975.
Estive neste navio até início de Setembro de 1975.
Aqui vos deixo mais um postal de Luanda e outro de Lisboa.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

2ºNavio Ganda,2ºEmbarque,2ªViagem.

Minha segunda viagem foi a bordo,deste cargueiro de seu nome "Ganda" em Julho de 1972.

Embarquei no dia 26-07-1972 e desembarquei a 27-12-1972.

N/M Ganda

Navio construído na Escócia, pertença da (CCN) Companhia Colonial de Navegação.


( Este é o cartão que me identificava.)
Memorável e inesquecível...Partimos para o Mediterrâneo escalando:
Barcelona
Marselha
 
Génova



(Para ir a terra teria de me fazer acompanhar deste passe que aqui vos mostro.)


Daqui partiremos para África...
 Sem que antes deixe aqui claro alguns factos,
não demasiados porque acabaria por me tornar maçador;
De Barcelona ficou na minha memória a estátua de
Cristóvão Colombo e uma grande avenida que creio ser La Rambla,
gostei muito,mas nunca mais lá voltei. Quanto a Marselha apenas
a vi do navio pois que o tempo não deu para ir a terra e em relação
a Génova,posso dizer que a vi o suficiente nesta época e agora mais
recente nos últimos anos desta minha vida sobre as ondas. 
Mas...
Coincidência aqui volto a deparar-me com Cristóvão Colombo, só que desta vez, dou por mim sentado mesmo à porta da casa onde ele viveu...
e desta Génova algo mais escreverei muito lá para diante.
E agora sim partida para África.
 Porto de destino em Angola Cidade de
Luanda

Alguns dias se passaram que me pareceram intermináveis, mas eis
que já estávamos a chegar, bela a paisagem com uma baía espectacular e logo ouvi dizer que era como a baía do Rio de Janeiro em ponto pequeno, realmente era duma beleza formidável que jamais esqueci...
Passado alguns dias após a descarga de algumas mercadorias
partimos para o porto da Cidade de Lobito situada umas milhas mais a sul.
Lobito
Outra belíssima cidade que ainda hoje recordo com saudade e estando aqui alguns dias tive a oportunidade de ir até à Cidade de Benguela da qual vos deixo este belo postal com várias vistas.
E por agora termino que está muito calor por estas bandas...
Benguela

Daqui partiremos para a África do Sul...


Em breve estarei por cá.
...........e eis que chegamos ao 1º porto na Cidade de Cape Town,
para nós Portugueses Cidade do Cabo, belíssima, segundo muitos
critérios uma das mais belas do mundo com a sua famosa
Table Mountain talvez o seu Ex-libris que merece uma visita
neste teleférico, suponho que hoje exista um novo...



e mais este postal, é uma grande cidade com muita história e belezas.

( notem que estes postais são dos anos 70 século XX )

Cape Town

Esta cidade tem muito mais locais de visita a não perder.

Espero que estejais a gostar pois que agora se vai zarpar para a
Cidade de Port Elizabeth.
Mas para chegar até lá ainda recordo o belo trambolhão
que dei da minha cama, pois à passagem do Cabo
da Boa Esperança muitas vezes o mar está menos calmo
do que seria o gosto de qualquer marítimo,não foi por acaso
que o navegador Bartolomeu Dias lhe chamou Cabo das Tormentas...
(dizem que tudo se deve ao bailado contínuo do Atlântico com o Indico)
mais não me delongo e aqui vos deixo um belo postal do oceanário da cidade.
Port Elizabeth

Alguns dias depois partimos para o porto da Cidade de Durban

outra cidade que gostei imenso da qual aqui vos deixo um postal da
estátua de Dick King (Colono inglês que ficou famoso quando percorreu960 Km em 10 dias a fim de pedir ajuda para a guarnição Inglesa sitiada em Port Natal ) outra cidade que guardo na memória pelas suas belas praias e o bom clima ...
Durban

Por hoje fico assim para preparar a ida até Moçambique...
...e com mais uns dias de navegação chegamos então ao porto
da Cidade de Lourenço Marques, hoje Cidade de Maputo;
Apenas saio o portão do porto para ir ver a cidade dou por mim
numa grande praça na época muito bonita, chamava-se de
Praça MacMahon e aqui vos deixo este postal da dita que hoje creio
chamar-se de Praça do Trabalhador, também nessa praça existia a estação dos Caminhos de Ferro e por lá passavam todos os autocarros (Machibombos) que iam para todo o lado, Cidade cheia de vida e cor.
Lourenço Marques

Após uns quinze dias de estadia partimos para o porto da Beira, Cidade também muito bonita com um ambiente muito familiar e não era de admirar pois que aqui encontrei muitos conterrâneos que por lá viviam;
Uns trabalhavam nos Caminhos de Ferro outros na pesca e havia até quem estivesse a cumprir o serviço militar,mas o mais engraçado era que a equipa de futebol creio do Ferroviário da Beira mais de metade dos jogadores eram da mesma família e também conterrâneos  meus.
Aqui coloco mais um belo postal com várias vistas dessa linda Cidade.
Beira
Também neste porto estivemos muitos dias, era assim naquele tempo, os navios tinham cargas e descargas muito lentas, tenhamos em linha de conta de que ainda não existiam os contentores e portanto as mercadorias eram enviadas em caixas de madeira ou até a granel...
Daqui vamos para a Ilha de Moçambique, não tenho nenhum postal mas ficou-me a imagem das raparigas com a cara pintada de branco e os "Riquexós", carro tradicional na Ilha, daqui partimos então para Nacala, cidade de que não gostei,talvez por ser muito árida, sinceramente não me ficou na retina, contudo aqui vos deixo a sua vista...
Nacala


início pelos finais de Julho e terminará no final de Dezembro de 1972.
de outras terras e outras gentes... quero dizer que a viagem de
retorno foi igual com passagem pelos mesmos portos fazendo escala em Cabinda aonde o navio acabou de carregar nos porões e convés grandes troncos de árvores, esta carga era efectuada ao largo sendo rebocada em jeito de grandes jangadas ou seja os troncos vinham  ligados entre eles até ao lado do navio e então içados para bordo.
Após finda a carga partimos rumo ao porto de LEIXÕES, mais uns dias de navegação e chegamos ao destino para descarregar essa madeira, depois foi a partida para Lisboa aonde desembarquei no dia 27 de Dezembro.
No total foram 5 meses embarcado 26/07/72 até 27/12/1972.
Aqui vos deixo mais dois postais de Leixões e Lisboa e agora vou-me embora que no dia 12 de Janeiro apresento-me para o serviço militar.
Leixões
Lisboa

Até daqui a uns dias para a minha 3ªviagem...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...