terça-feira, 8 de setembro de 2009

8º Navio Lima,11º Embarque,Viagens?...

Em 27 de Maio de 1980 embarco neste pequeno navio, o mais pequeno de todos em que até à data tinha conhecido.

N/M Lima
Em 27 de Maio de 1980 embarco neste pequeno navio, o mais pequeno de todos em que até à data tinha conhecido. Nele estive cerca de 6 meses, pois desembarquei no dia 5 de Dezembro do mesmo ano, desta vez tive a sorte de passar o Natal com a família.

Devido ao seu pequeno porte, este navio ia a quase todas as ilhas dos Açores e nele embarcado tive a oportunidade de conhecer um pouco de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Graciosa, Pico, Velas e Horta, tudo isto nas Ilhas dos Açores, das quais guardo com saudade, boas recordações.
Com este navio estive também 8 dias em reparação e manutenção na doca seca no Porto de Aveiro.
Aqui deixo uns postais de alguns desses locais.

Praia da Vitória - Ilha Terceira
vista da zona portuária

Ilha do Pico
estátua do Rei D. Dinis no Cais do Pico - S.Roque
Cidade da Horta - Ilha do Faial
Montanha mais alta de Portugal,2351 metros de altitude vista da Horta - Faial
Ilha do Faial
Vulcão dos Capelinhos
Cidade de Aveiro
Vistas de aveiro
Várias vistas da Cidade.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

7ºNavio Açores,10ºEmbarque,Viagens?...

Ei-lo aqui em duas belas fotos,

N/M Açores

Navio cargueiro construído em Estocolmo na Suécia em 1958, com cerca de 115 metros, dispunha de um motor Diesel de 4.100 cavalos com velocidade máxima de 16 nós, pertencia à (C.T.M.) Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, embora tenha sido feito para a Companhia de Navegação dos Carregadores Açoreanos.


Para este navio fui chamado poucos dias antes do Natal de 1978, pois embarquei precisamente no dia 12 de Dezembro, foi difícil pois tinha sido pai durante o último embarque e agora deixar a família nas vésperas de Natal, custou imenso, mais do que o costume mas lá teve que ser...que o dinheiro não caía do Céu.

Eis aqui o cartão de identificação referente a este navio.
Este navio na época fazia a seguinte escala:
Saía de Lisboa e após mais ou menos 1 dia de navegação, chegava ao Funchal na Ilha da Madeira, depois de 3 a 4 dias de cargas e descargas partia para Ponta Delgada cidade na Ilha de São Miguel, também aqui se estava mais ou menos o mesmo tempo que no Funchal, partíamos então para Angra do Heroísmo na Ilha Terceira aonde chegava-mos após algumas horas de navegação, aqui estava-mos cerca de 1 dia passando de novo por Ponta Delgada aonde se chegava e partia no mesmo dia, desta vez para o Funchal, seguindo depois para Lisboa.
Esta viagem durava cerca de 22 dias, transportava-mos carga geral de Lisboa para as ilhas e delas para Lisboa trazia-mos gado vivo e lacticínios.
Em Junho do ano seguinte, após 6 meses neste navio, desembarquei para umas merecidas férias.
Deixo aqui alguns postais da época.
                                                                Funchal - Madeira                     
vista do Porto de Mar
Ponta Delgada - São Miguel
Av.Infante Dom Henrique

domingo, 23 de agosto de 2009

6ºNavio Carvalho de Araújo,9ºEmbarque,viagens?...


Pertencendo eu aos quadros do pessoal do mar da Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (C.T.M.), lá tive que embarcar de novo desta vez a bordo do N/M Carvalho de Araújo, embarcando a 13 de Abril de 1978, neste bonito barco aonde estive até início de Setembro do mesmo ano.
Aqui vos deixo a sua foto, que ainda tem na chaminé as cores da Empresa Insulana de Navegação, à qual pertencia antes de ser da C.T.M.
Este navio foi construído no Rio de Janeiro e tinha o nome de Itaquera, quando foi comprado pela E.I.N., navio mais ou menos de 160 metros, possuía um motor Diesel com 18.400 Hp,velocidade de 20 nós.

N/M Carvalho de Araújo
Aqui está a minha identificação como tripulante do mesmo.
Este navio saindo de Lisboa, escalava os seguintes portos:
Leixões
Vista aérea de Matosinhos (Leixões)

Bilbau
Altos fornos de Vizcaya Bilbau

Anvers, Hamburgo, Roterdão,
Londres
Sentinelas montada e desmontada em Whitehall Londres
Cape Town, Port Elizabeth, Durban,
Cabo da Boa Esperança R.S.A.
Maputo
Pôr do Sol na Baía do Espírito Santo
Durban de novo e regresso a Lisboa.
Esta viagem teve início em Lisboa a 23 de Abril e terminou em Lisboa em 14 de Agosto, portanto foram quase 4 meses de viagem.
Espero que gostem dos postais.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Continuação embarque, 5º navio.

Aqui estou de novo para dar continuação à viagem que ainda não terminei a bordo do N/M Malange.
Pois então esse postal de Anvers ou Antuérpia que vos deixei ,refere-se a um antigo castelo fortificado conhecido por Steen construído entre 1200 e 1225, é a mais antiga construção de Antuérpia. Após 4 dias de estadia em Anvers, zarpamos rumo a Londres aonde estivemos 3 dias, aqui vos deixo mais um postal de Londres e mais alguns da mesma viagem.
Trafalgar Square

Depois de uma boa estadia de 3 dias, partimos então para Bilbau em Espanha.

Não esqueçam que isto não era navio de passageiros mas sim de carga e então só podíamos ir a terra fora das horas de serviço e era preciso que não houvesse qualquer emergência.
Após uma noite e um dia de navegação chegamos ao destino,aonde apenas estivemos um dia, junto aqui também um postal que é uma vista aérea do Campo San Mamés em Bilbau.
Bilbau
Partimos a seguir para Lisboa aonde estivemos apenas um dia,

Lisboa

com saída marcada para África, porto de destino Cape Town o que levaria cerca de onze dias de navegação.

Cape Town

Depois de 3 dias em Cape Town partimos para Port Elizabeth, aonde estivemos 2 dias partindo para East London, cidade na costa Sudueste de África banhada pelo Oceano Indico, foi também uma passagem rápida, partindo então para Durban, seguindo-se Maputo e outra vez Durban, aqui nestes dois portos já tivemos maiores estadias e também mais dias de navegação.
Partindo a seguir para Lisboa com mais 12 dias de navegação.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

5ºNavio Malange,8ºEmbarque,Viagens?...

Aqui está a foto de mais um navio, desta vez o N/M Malange que foi construído nos E.N.V.C. na minha Cidade.


N/M Malange


Nele embarquei a 19 de Maio de 1977, em Lisboa, tendo desembarcado a 10 de Outubro de 1977.


E aqui vai mais um cartão de identificação.





Por diferentes portos da Europa fizemos escala assim como por África, dos quais vos deixo aqui uns postais.

Começamos por escalar o porto de Hamburgo na Alemanha, cidade que ainda hoje recordo, com o seu famoso bairro de St.Pauli, com toda a sua vida nocturna e o seu não menos famoso Zillertal, local aonde se dançava ao som da música de uma banda e as empregadas transportavam 3 e 4 canecas de cerveja bem grandes em cada mão, só visto.
Hamburgo


Este postal, mostra diferentes aspectos da cidade .
Depois de 6 dias em Hamburgo partimos para Bremen, aqui estivemos apenas 2 dias mas deu para ver uma outra bela cidade.
Bremem
Aqui vemos a igreja de St. Martini.


Partimos para novo porto desta feita Roterdão na Holanda, aonde estivemos 3 dias que sempre deram para ver um pouco desta grande cidade.
Roterdão
As pontes William e Queen's que ligam o rio Nieuwe Maas do centro de Roterdão com Noordereland.


Após 3 dias partimos para Anvers (Antuérpia) na Belgica, mas por agora apenas deixo aqui um postal dessa mesma Anvers e mais tarde continuarei com esta longa viagem que foi de mais ou menos 3 meses desde a saída até à chegada a Lisboa,por agora estamos mais ou menos a meio do percurso.
Anvers


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

7ºEmbarque,2ºNavio de novo,Viagens?...


Passado quatro anos, em 1 de Julho de 1976 embarco mais uma vez no navio aonde tinha feito o meu segundo embarque. 
N/MGanda

Afinal, encontrei documentos das viagens efectuadas e desta feita, após um mês fundeados partimos finalmente escalando os seguintes portos:
Funchal, Walvis Bay, Lisboa, Walvis Bay de novo e Lisboa.
Aqui vai mais um cartão de identificação.


Desembarquei em 18 de Outubro e passado poucos dias o navio parte para o Brasil aonde eu nunca cheguei a ir embora tenha andado lá perto.

Aqui deixo mais uns um postais desse tempo.
Funchal

Lisboa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...