quinta-feira, 12 de novembro de 2009

14ºNavio M/T Jasmine B, 19º Embarque


M/T Jasmine B
Tendo desembarcado em Fevereiro de 1988, aborrecido com tudo e com todos, pensei em não mais embarcar, fui então para o desemprego ao qual ainda tinha direito, mas só lá estive cerca de dois meses porque mais uma vez fui à procura de trabalho, desta vez nos Estaleiros Navais na minha Cidade aonde permaneci de Maio 1988 até início de Setembro de 1990.

Como estava por contrato e o ordenado era muito baixo, quando via telefone me propuseram um contrato igual aos Italianos, não pensei muito e lá parti para mais uma nova experiência desta feita num navio petroleiro.

Nova Orleães, foi o porto de embarque a 5 de Setembro de 1990.


Apanho o avião para a cidade de Nova Orleães no Estado de Luisiana nos USA, estou um dia no hotel e no dia seguinte alguém da agência me vem buscar para me levar para o navio.
postal de Nova Orleães

Chegado a bordo e sendo o último a embarcar, constatei que no meio da tripulação Italiana havia um Português que era o Radiotelegrafista e assim já éramos dois a falar a mesma língua.
Após dois dias de preparativos, pois que a tripulação era toda nova à excepção do 3ºMaquinista, Australiano a viver em Inglaterra, partimos por sinal para lá (por esse motivo ele continuou a bordo desembarcando à chegada) ,
poucas horas depois da saída paramos no mar alto pois que as temperaturas da máquina principal atingiam níveis elevados devido a falta de circulação da água de arrefecimento do motor, (tubos entupidos por falta de manutenção) quase passado um mês chegamos ao destino.
Este navio estava em muito más condições, felizmente não aconteceu nada de grave,como não tinha viagens fixas, não recordo todos os portos, mas recordo que andamos por

postal de Nova York
Monróvia na Libéria,
(Aqui embarcaram dois naturais para fazerem serviços de limpeza e pinturas).

Port Elizabeth na Africa do Sul,

Abidjan na Costa do Marfim,

Lagos na Nigéria,

Freetown na Serra Leoa
,
outros mais de que agora não me lembro.
Alguns destes portos não podíamos ir a terra pois que o navio fazia a carga ou descarga no meio do mar.

Passaram-se 6 meses e mais uns dias e desembarquei na Holanda, a meu pedido pois que já estava ausente da família há muito tempo e as saudades ... tendo apanhado o avião de Amsterdam directo a Lisboa, a 12 de Março de 1991.

postal de Amsterdam
postal de Nova Orleães

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

13ºNavio T.S.S.Fairwind,18ºEmbarque

Como nunca fui pessoa de se acomodar e embora estando a receber no desemprego uma bela cifra, lá fui eu à procura de nova companhia a fim de embarcar, o que se veio a verificar em Julho de 1987, o que quer dizer que apenas estive no desemprego cerca de sete meses.

T.S.S. Fairwind

A 25 de Julho embarco então no navio de passageiros T.S.S.Fairwind, pertencente à SITMAR CRUISES, representada em Lisboa pela Sociedade Comercial Cotandre (Agência de Navegação).
Navio construído em 1957 para a Cunard Line com o nome de Sylvania,sendo comprado em 1968 pela Sitmar que após obras de reconstrução lhe dá o nome de Fairwind.

Encontrei este navio mais tarde pelos anos 93/94 em Los Angeles rebaptizado de Albatros.
Nesta nova experiência que considero ter sido bem positiva quer pelo lado profissional quer social, tive a oportunidade de trabalhar com pessoas com outros costumes e mentalidades pois que a tripulação era composta por Portugueses e Italianos, estive embarcado mais de seis meses, metade do embarque foi feito fazendo quartos na casa das máquinas e a outra metade como operador de cinema, que consistia em projectar os filmes 3 vezes por dia, se bem me lembro havia uma sessão por volta das 14horas, outra às 17 e a última às 21horas; antes da sessão tinha que se preparar o filme ou seja colar as fitas que vinham em vários rolos de modo a fazer um só intervalo, (uma outra bela experiência).
Embora voltassem a chamar-me para de novo embarcar, não aceitei por saber que os electricistas Italianos ganhavam mais que os Portugueses.
Fui embarcar a Pot Everglades.
foto no Porto Everglades Fort Lauderdale na Flórida

O porto de desembarque foi, passado mais de 6 meses a 5 de Fevereiro de 1988 em
São João de Porto Rico


Este navio na época fazia cruzeiros de 15 dias, embarcando os passageiros em Port Everglades Fort Lauderdale que após mais ou menos quatro meses atravessou o
Canal do Panamá
e passou a embarcar os passageiros no
Porto de Acapulco no México.


Outros portos escalados eram:
Nassau


San Blás

Curaçao


St.Croix


St. Thomas,
St.john,

St.Marten,
Barbuda,
Antigua,
Martinica e

Barbados


Quando se partia de Port Everglades faziam escala em alguns destes portos e quando se partia de Acapulco faziam outros, não me recordo a sequência e provavelmente ainda faltará algum porto.
A diferença maior é que se passou a atravessar o Canal do Panamá duas vezes em cada 15 dias.
Guardo com saudade todos esses belos lugares, alguns deles tive ainda a oportunidade de lá voltar com outros navios.







terça-feira, 20 de outubro de 2009

12ºNavio Pedro Reinel,17ºEmbarque,Viagens quantas?...

A 19 de Dezembro embarco oficialmente a bordo do N/M Pedro Reinel, digo oficialmente pois que na realidade continuava no mesmo navio que era o "antiguinho" N/M Açores, apenas tendo mudado de nome e de companhia, portanto foi apenas uma mudança de empresa, o navio era o mesmo só que com outro nome.

N/M Pedro Reinel
A 19 de Dezembro embarco oficialmente a bordo do N/M Pedro Reinel, digo oficialmente pois que na realidade continuava no mesmo navio que era o "antiguinho" N/M Açores, apenas tendo mudado de nome e de companhia, portanto foi apenas uma mudança de empresa, o navio era o mesmo só que com outro nome.

O N/M Açores deu entrada na Doca seca da Rocha e praticamente "lavaram-lhe a cara" fazendo-lhe também uma nova pintura na chaminé com as cores da PORTLINE.


Mantiveram as mesmas viagens que até ali já se faziam com a CTM, ou seja de Lisboa via Leixões partindo para Cabo Verde e depois Guiné-Bissau, duração da viagem um mês e meio sensivelmente.


Com um contrato a prazo de uma viagem, celebrado com a nova empresa a 17 de Dezembro de 1985, por cá continuei durante quase um ano, desembarcando a 4 de Dezembro de 1986 aquando da venda do navio.

Pelo menos foi isso que me disseram nos escritórios da Empresa quando desembarquei, todavia com a promessa que dali a um mês me chamariam para embarcar de novo.

Fui para o desemprego com direito a três anos de subsídio, mas procurei nova companhia para embarcar o que veio a acontecer em Julho de 1987, daqui a alguns dias escreverei a contar essa nova experiência.

( Ainda hoje estou à espera da chamada dos senhores da Portline, provavelmente terão perdido o meu endereço e o meu telefone... hoje vejo que quem não tinha padrinhos não era chamado. )

Cartão de Identificação


Como usual aqui ficam estes dois postais...

Cidade da Praia Cabo Verde
Vista do mercado.

Guiné-Bissau

Monumento a Diogo Gomes e edifício das Alfandegas.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

16ºEmbarque,uma vez mais o N/M Açores meu 7ºnavio.

A 1 de Agosto de 1985 após quase um ano em casa gozando folgas adquiridas, sou chamado a embarcar de novo uma vez mais no N/M Açores.

N/M Açores
Eram sinais de início de mais uma crise da Marinha Mercante Portuguesa, que veio a verificar-se neste mesmo ano com o desmembramento da Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos e da Companhia Nacional de Navegação.

Com os mesmos navios mudando apenas o nome a alguns deles, foram criadas duas novas Companhias Transinsular e Portline na qual fiquei inserido embora como contratado, mas este é assunto do qual escreverei no próximo embarque, ou seja daqui por uns oito dias se não houver ondulação.

Estive embarcado desta vez até 13 de Dezembro de 1985.
Desta feita fazendo viagens para Cabo Verde e Guiné-Bissau, a escala era a seguinte:
saída de Lisboa para Leixões, depois Cabo Verde e a seguir Guiné-Bissau, regressando a Lisboa.

Fiz quatro viagens que tinham a duração de um mês e meio sensivelmente e como de costume aqui ficam estes belos postais da época.

São Vicente Cabo Verde
Vistas do Porto e jardim com um belo coreto bem ao nosso estilo.

Guiné
-Bissau
Vista da Avenida Marginal

domingo, 4 de outubro de 2009

15ºEmbarque,7ºNavio Açores uma vez mais,Viagens?...

A sete de Fevereiro de 1984 embarco uma outra vez neste navio que já bem conhecia por nele ter estado embarcado em 1978.
N/M Açores
Desta vez fiz 6 viagens e desembarquei a 13 de Julho do mesmo ano .


Neste período o AÇORES escalava os seguintes portos:
1ª Viagem, de Lisboa, para Faro, Ponta Delgada, Leixões, Lisboa (30 dias de viagem), com 5 dias de estadia em Faro, 11 dias em Ponta Delgada, 4 dias em Leixões.
2ª Viagem, de Lisboa para Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Lisboa (11 dias de viagem),

Chegada a Angra do Heroísmo com saída no dia seguinte para Ponta Delgada e aqui também chegada e saída no dia seguinte já para Lisboa.

3ª Viagem,de Lisboa para Ponta Delgada, Vila do Porto na Ilha de Santa
Maria, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Leixões, Lisboa (22 dias de viagem)
, com estadia de 3 dias em Ponta Delgada, 2 dias em Vila do Porto com saída para Ponta Delgada e partida para Angra do Heroísmo com chegada e saída no mesmo dia para Leixões aonde estivemos 3 dias, partindo depois para Lisboa.
4ª Viagem de Lisboa para Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Lisboa,
(14 dias de viagem).
Desta ficamos de 3 a 4 dias em Ponta Delgada, com chegada a Angra do Heroísmo num dia e saída no seguinte, para Ponta Delgada e saída para Lisboa após um dia.
5ª Viagem de Lisboa para, Vila do porto, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Vila do Porto, Lisboa (17 dias de viagem). Após estadia de 3 dias em Vila do Porto, partimos para Angra do Heroísmo aonde estivemos 4 dias, tendo partido para Ponta Delgada aonde estivemos 3 dias, passando de novo em Vila do Porto para mais um dia de operações comerciais.
6ª Viagem de Lisboa para Leixões, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Lisboa, (16 dias de viagem).
Em Leixões estivemos 3 dias, partindo para Angra do Heroísmo aonde tivemos 4 dias de cargas e descargas, a seguir passamos em Ponta Delgada e aí estivemos mais 2 dias de carga e descarga.
Já me perguntaram como sei as datas de tudo isto e por incrível que pareça é que ainda conservo as folhas de registo de trabalho, aonde estão descriminados, horários de trabalho e posição do navio assim como horário das manobras de entrada e saída dos portos.
Esta caderneta foi a do meu primeiro embarque (1971)

E aqui uma folha de registo de trabalho neste embarque.

Lagoa das Sete Cidades
(Lagoa Verde Lagoa Azul)
Ilha de São Miguel

Faro

domingo, 27 de setembro de 2009

11º Navio João da Nova,14º Embarque,Viagens?...

Embarquei neste pequeno navio, pois que media cerca de 80 metros de comprimento, no dia 27 de Janeiro de 1983 e desembarquei em 15 de Junho do mesmo ano, foram quase 5 meses de embarque.

N/M João da Nova
Durante o tempo que estive embarcado neste navio, transportava-mos carga geral para as Ilhas dos Açores e no regresso trazia-mos gado e lacticínios, para Lisboa.
Nele fiz 7 viagens para estas belíssimas Ilhas.

De Lisboa às Ilhas tinha-mos normalmente 4 dias de navegação, depois dependendo das cargas demorava-mos mais ou menos tempo nos portos, mas uma viagem durava mais ou menos de 12 a 17 dias dependendo dos portos que o navio escalava.

Nesse tempo, fazia o João da Nova escala pelos seguintes portos:

1ª Viagem: Lisboa, Porto da Horta na Ilha do Faial, Porto das Velas na Ilha de São Jorge, Porto do Pico Ilha do Pico, Porto das Velas, Porto do Pico, Porto de Ponta Delgada na Ilha de São Miguel, Lisboa. (em 17 dias)


2ª Viagem: Lisboa, Horta, Velas, Horta, Pico, Lisboa. (em 17 dias)


3ª Viagem: Lisboa, horta, Pico, Velas, Lisboa.(em 13 dias)

4ª Viagem: Lisboa, Barreiro, Lisboa, Horta, Velas, Pico, Horta, Lisboa. (em 18 dias)


5ª Viagem: Lisboa, Horta, Velas, Horta, Pico, Velas, Lisboa. (em 18 dias)

6ª Viagem: Lisboa, Pico, Horta, Lisboa. (em 12 dias)

7ª Viagem: Lisboa, Angra, Horta, Velas, Pico, Lisboa. (em 11 dias)


Aqui mostro uma foto do  N/M João da Nova  em navegação para Lisboa, com a carga do costume, que normalmente consistia de gado vivo, lacticínios e por vezes fruta.

Na época os animais eram transportados assim como se vê na foto e também dentro dos porões, a verdade se diga que não eram boas condições mas em Portugal ainda não existiam navios só para para este tipo de carga.


E como não podia deixar de ser, aqui ficam mais uns postais da época.

Cidade de Lisboa


Cidade da Horta

Cidade de Ponta Delgada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...