sexta-feira, 19 de março de 2010

20º Navio,M/N Jolly Blu,41º Embarque,Viagens???


Pouco tempo decorreu após o final com a Dole e eis-me de novo embarcado.Desta vez com a Companhia Messina Line com sede a Génova.

Vou de avião de Lisboa para Génova a fim de ser submetido a exames médicos e já não voltei a casa pois que logo fui designado para embarcar no M/N Jolly Blu.
Este navio porta contentores RO-RO com registo de Cagliari em Itália era um dos muitos do mesmo tipo que a Companhia Messina possuía, tinha de comprimento cerca de 147 metros e uma velocidade de 15 nós.
Nova experiência que teve início com o 1º embarque a 12 de Fevereiro de 2004 e findou a 7 de Junho do mesmo ano.
Nele fiz mais dois embarques, o 2º com início a 14 de Agosto de 2004 e desembarque a 28 de Novembro de 2004 e no 3º embarquei a 27 de Fevereiro de 2005 e desembarquei a 18 de Junho de 2005.
Escalava-mos os seguintes portos: Génova, Nápoles, Tunes e Marselha.
Aqui vos deixo umas fotos do mesmo navio e alguns postais.

M/N Jolly Blu em porto
saída para mais uma viagem
na doca seca para reparação
vista aérea do Porto de Génova
vistas parciais de Nápoles
vista aérea do Porto de Marselha

quinta-feira, 4 de março de 2010

19º Navio,M/N Dole Califórnia,24ºEmbarque,Viagens???


Antes de mais as minhas desculpas a quem segue este blog, pela minha ausência mas foi tudo devido ao PC ter avariado.
Este é o M/N Dole California, o quarto dos 4 navios gemeos Dole que estive embarcado e nele embarquei a 15 de Dezembro de 1993 em Los Angeles, desta feita mais um Natal fora da Família.

N/M Dole California

Vim a desembarcar em de 3 Febereiro de 1994 também em Los Angeles, porém desta vez indo de avião para Miami, a fim de embarcar no N/M Dole Honduras o que aconteceu no dia 6 do mesmo mês.
Eis aqui algumas fotos do navio em doca flutuante para reparação
hélice de propulsão e leme do navio
proa do navio
proa na amurada de Bombordo
Bowthruster, (hélice à proa para auxilio nas manobras em porto)

Continuei a fazer embarques nestes 4 navios até 2003, fazendo sempre os mesmos portos embora de quando em vez lá escalava-mos um porto fora do usual.
Sendo viagens idênticas não vou repetir o que já tenho contado nos outros embarques pois as fotos são as mesmas e os portos também, contudo digo apenas que fiz mais uns 15 embarques nestes navios até Outubro de 2003.
E tudo aqui terminou pois que os navios foram embandeirados em pavilhões de conveniência.

Uma vez mais terei de encontrar nova companhia, o que veio a acontecer em Fevereiro de 2004, na próxima abordagem darei a conhecer essa nova companhia e outro tipo de navios.
Agora deixo-vos fotos de algumas das recordações que trouxe desses locais por onde passei.


Fotos de algumas recordações

Cavalos Marinhos
estatueta em barro cozido
Águia em diferentes tipos de minerais
Elefante em dente de Leão marinho






















CHARANGO

Instrumento de cordas usado pelos povos dos Andes, tais como Bolívia, Peru, Chile, Equador e norte da Argentina.


Adicionar imagem

sábado, 16 de janeiro de 2010

18ºNavio,M/N Dole Ecuador,23ºEmbarque,Viagens???

Este embarque teve lugar em Los Angeles a 1 de Maio de 1993, como usual vou de Lisboa via aérea fazendo escala por Paris ou Londres, neste caso já não me lembro porque nem sempre era igual.


M/N Dole Ecuador
Aeroporto de Los Angeles
São Pedro L.A.

Navio idêntico aos outros 3, Dole Costa Rica, Dole Honduras e Dole ...............,que noutro post falarei, todos construídos em Itália, fazia viagens de Los Angeles E.U.A., para o Porto de Guayaquil no Equador,
navegando no Rio Guayas em Guayaquil
por vezes no regresso a L.A. escalava-mos o Porto de Paita no Perú, que era um porto mais pesqueiro, aonde víamos com frequência barcos de pesca Japoneses e de outras nacionalidades também, que se dedicavam à pesca do Atum.
vista geral do ancoradouro
vista de outro ângulo
neste porto quando estava-mos atracados por vezes entretinha-mo-nos a pescar e havia muita Lula, (talvez mais aquilo a que chamamos de Potra).
Potras acabadas de pescar

Depois de algumas viagens eis que chegou a data para desembarcar e aconteceu a 30 de Agosto de 1993 também em Los Angeles, desta feita foram apenas 4 meses ausente da Família.
Por agora chega de vos aborrecer com os meus contos, até daqui a uns dias.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

17ºNavio,M/N Dole Honduras,22º Embarque,Viagens???

Ora nada melhor para começar o ano 2010 dando a conhecer algo mais da minha vida de embarcado pelos confins do Mundo, actualizando também a foto do meu perfil e aproveitar para desejar um Bom Novo Ano com muita saúde a todos que seguem este meu Blog e também aos que o não seguem.

M/N Dole Honduras
Ora nada melhor para começar o ano 2010 dando a conhecer algo mais da minha vida de embarcado pelos confins do Mundo, actualizando também a foto do meu perfil e aproveitar para desejar um Bom Novo Ano com muita saúde a todos que seguem este meu Blog e também aos que o não seguem.
Em 1 de Novembro do ano de 1992 embarco neste barco, M/N Dole Honduras, igual ao do último embarque e igual a outros dois que mais tarde neles também embarcarei, porto de embarque, Wilmington no Estado de Delaware.
Postal de Delaware

Esta Companhia tinha quatro navios iguais a operarem, dois na Costa Atlântica e dois no Pacífico, ou seja o Dole Costa Rica e o Dole Honduras no Atlântico e outros dois que mais tarde lá chegarei no outro lado e não me delongo mais pois que as viagens eram as mesmas de que já falei no anterior embarque.
em navegação

A tripulação continua a ser maioria Italiana, esporadicamente com um ou dois elementos da ex Jugoslávia, desembarquei a 12 de Janeiro de 1993, desta vez mais cedo do que o usual em virtude de ter sofrido um acidente quando subia a uma grua que tinha avariado em plena carga e descarga na Costa Rica.

sábado, 12 de dezembro de 2009

16ºNavio, M/N Dole Costa Rica,21ºEmbarque,Viagens???

Com menos de um mês em casa, parto de novo a fim de embarcar no navio Dole Costa Rica em 17-2-1992 no porto de Wilmington no estado de Delaware, 1º estado dos "STATES".

M/N Dole Costa Rica
postal de Delaware

Nova etapa na minha vida de embarcado, novo tipo de navio, à época da mais recente tecnologia no transporte de contentores frigoríficos.
Apanhei o avião de Lisboa para Londres, aí mudei para outro com destino a Nova York e a seguir um outro ainda para Philadelfia, aonde o agente me veio buscar e levar-me para o hotel; de manhã cedo veio buscar-me para me pôr no navio e às 8 da manhã já estava ao serviço.

sábado, 21 de novembro de 2009

15º Navio,M/T Onda Chiara,20º Embarque,Viagens???

Neste grande navio, embarquei no dia 3 de Agosto de 1991, mais um petroleiro de cerca 50.000 toneladas.

M/T Onda Chiara

Após 5 longos meses em casa sem ganhar tostão, a pensar com os meus botões em ir à procura de nova companhia, eis que me telefonam da mesma companhia a fim de embarcar num outro petroleiro, preparo a mala e lá vou eu de avião para Houston, que é só a quarta maior cidade dos Estados Unidos, após um a noite e mais umas horas no hotel, lá me vieram buscar para ir para bordo.
Encontrei uma tripulação de maioria Italiana mas com alguns elementos da ex Jugoslávia e para espanto meu ao chegar ao convés vi muitos colchões espalhados por todo o lado, estavam a dormir assim no convés por terem o ar condicionado avariado, fazia um calor infernal...
Desta vez Português só eu.
Recordo também de ter embarcado o telegrafista que era Irlandês e no dia seguinte ter ido embora sem avisar ninguém, na verdade até certo ponto o compreendo, pois o navio à primeira impressão metia medo.
Também este navio não tinha viagens certas, por vezes em navegação o comandante recebia ordens de navegar para determinado porto e por vezes quase à chegada vinham ordens para irmos a outro porto.
Assim aconteceu um dia, tendo o navio saído de Ceuta e já bem dentro do Oceano Atlântico com rumo ao Norte da Europa, vem o comandante dizer-me pessoalmente de que tinha recebido ordens de rumar para Portugal, concretamente para o Porto de Sines, no momento pensei ser brincadeira mas pouco tempo depois verifiquei que estava enganado pois era verdade e ao porto de Sines chegamos...
M/T Onda Chiara em navegação no Oceano Atlântico
Portos que escalamos e ainda recordo dos quais aqui mostro alguns postais.



Houston porto de embarque
Kingstown 
na Jamaica
Ceuta
 no Norte de África
Sines em Portugal
Bilbau em Espanha
Saint Jerome em França
postal de Houston
postal do Porto de Rouen
postal de Antuérpia
postal de Roterdam

Com tudo isto, passaram-se quase 7 meses, tendo desembarcado em Ravena na Itália, fazia um frio de rachar pois era 22 de Janeiro de 1992 e como tinha embarcado no Verão, tive que ir a uma loja na cidade comprar roupa de Inverno.
Na noite de 23 apanhei um comboio às 4 horas da madrugada para Bolonha aonde teria avião para Lisboa via Roma e Barcelona, mas com os atrasos devido à neve perdi o avião em Roma para Barcelona, perguntei como resolver a questão e foi-me dito que teria um outro mais tarde mas tinha que dormir uma noite em Barcelona, não satisfeito, pois que ao cabo de tantos meses embarcado a vontade é de regressar o mais rápido a casa, telefonei à Companhia a qual me arranjou outro bilhete para o Porto via Lisboa...
mas!!!
...atenção que precisamos de si para embarcar dentro de poucos dias, portanto esteja preparado, não estive sequer um mês em casa.
Daqui a poucos dias continuarei com o próximo embarque.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...