quarta-feira, 9 de junho de 2010

GIRALDA Especial Yate

Aqui vos deixo duas fotos deste bonito Yate

David e Golias
Este yate é muito especial e esteve atracado ao pontão da marina aqui de Viana, no passado domingo.
De seu nome Giralda, pertenceu ao mui ilustre Don Juan de Borbón, pai do Rei Juan Carlos de Espanha.
Ao fundo a ponte centenária Eiffel e à esquerda a ponte móvel de acesso à marina

Para mais informação clicar aqui

sábado, 22 de maio de 2010

Viana,Pilotos de hoje e de outrora.

Quando miúdo, assisti à entrada e saída de muitos navios aqui no Porto de Viana, pois eu vivia mesmo em frente à doca dos barcos de pesca.
Recordo ainda alguns Pilotos (Práticos) que já cá não estão entre nós e lembro-me perfeitamente das dificuldades de certas entradas e saídas de alguns navios, principalmente aqueles da pesca do bacalhau e outros de carga geral, porque este porto além dos ventos e mares tinha o perigo de rochedos bem famosos, talvez daí o facto da nova lancha ter nome de um deles.
Dispunham de uma lancha que era muito pequena e com poucas condições, de nome "Cabedelo" que mais tarde foi substituída pela actual "Quebramar" que já está desactualizada, o facto de agora terem recebido uma nova, como se costuma dizer, já não era sem tempo.
Acontece porém que a nova lancha se encontra dentro da Marina mas sem ainda ser utilizada, ouvi dizer que lhe falta alguma documentação para navegar.

Primitiva Torre de vigia dos Pilotos de Viana de 1925

A velhinha lancha dos Pilotos,"Quebramar"

Com a construção da nova Estação de Pilotos, que aqui vemos na foto, foi desactivada em 1990 a antiga Torre de Vigia dos Pilotos do Porto de Viana do Castelo.






Eis aqui a nova lancha bem moderna construída nos Estaleiros de Peniche com o nome de "Roncador"

domingo, 16 de maio de 2010

Caravela Vera Cruz chega a Viana do Castelo

Hoje tive o grato prazer de assistir à entrada da Caravela Vera Cruz no Porto de Viana do Castelo, é uma réplica fiel das usadas na época dos Descobrimentos pelos Portugueses que também andaram pelos confins do Mundo.
Deixo aqui algumas fotos, testemunhas do evento.


...dobrando o Molhe norte...
...cruzando com as novas tecnologias...
...aproximação ao cais de atracação...
Esta caravela foi construída no Estaleiro Naval de Vila do Conde usando madeiras tais como Pinheiro bravo, Carvalho, Sobro e Cambola.

Para mais informação vejam Aqui ou AQUI

segunda-feira, 10 de maio de 2010

M/V Evangelhos, Embarque? Viagens?

Devido aos embarques terem terminado e estando a estudar o seguimento deste blog, que como não pode deixar de ser terá que se relacionar com o MAR, veio-me à lembrança de que no meio de todos estes embarques ter ido parar à Grécia aí pelos anos de 1979/80, a fim de levar-mos para a China um navio que lá se encontrava.

Tinha o nome de Evangelhos ou algo parecido e pena é que não tenho nenhuma foto do dito cujo e sem querer ser maçador,deixarei aqui o testemunho desta história que durou 5 meses, mas tentarei resumir ao máximo.

Para começar fomos de Lisboa via aérea para Atenas, 6 pessoas, eu como Electricista, mais o Comandante, +Imediato, +Chefe de Máquinas, +1ºMaquinista, +2ºMaquinista, lá chegados fomos instalados uma noite no Hotel Caravel que me pareceu bastante luxuoso e no dia seguinte partimos em táxi para SELIANITIKA o porto aonde o navio se encontrava e fomos instalados neste Hotel Kiani Akti que aqui vos deixo a foto e aonde continuamos até ao final.


No dia seguinte lá fomos para o navio que deveria seguir viagem quanto antes.
O navio estava carregado de sacaria nunca soube de quê e também completamente destruído e digo destruído porque na realidade assim era, desde motores eléctricos no convés abertos ao tempo e à chuva como na sala das máquinas compressores e geradores gripados, sala de TSF incendiada e mais uma infinidade de problemas.
Ao cabo de um mês eu queria vir embora por falta de pagamento, mas os colegas diziam que eles pagariam e para eu ter calma, eu o mais jovem dos Portugueses por isso o sangue fervia mais depressa contudo lá fui aguentando, até que quando passados 5 meses com o navio pronto para partir, acabamos por ir à Embaixada Portuguesa apresentar a questão e aí após mais umas peripécias lá regressamos a Portugal após termos recebido o dinheiro que nos era devido.
...O EVANGELHOS por lá ficou...
Agora e para terminar por hoje, aqui deixo os meus parabéns à Empresa Pascoal pelo trabalho efectuado com o Santa Maria Manuela assim como a todos intervenientes no projecto desejando um Aniversário Feliz com muitos anos de vida ao SMM.
E para que todos conheçam a obra visitem aqui

sexta-feira, 2 de abril de 2010

21ºNavio,M/T Jolly Verde,42º Embarque,Viagens????

Caríssimos seguidores,antes de mais desejo a todos vós uma Santa Páscoa.
Com este post relatarei o meu último embarque que hoje recordo com alguma saudade, quer pelos Amigos que fiz em toda a minha vida de Mar e quase de certeza nunca mais os verei, quer pelos bons momentos vividos embora longe dos Meus e também pelos momentos menos bons que no entanto foram superados.

M/T Jolly Verde
Navio com cerca de 200 metros e velocidade de 18 nós
E com este embarque acaba a minha vida de embarcado, desde o primeiro embarque em Setembro de 1971 e o último efectuado desde Agosto de 2005 até Janeiro de 2006, muito Mar navegado e lágrimas nele deixado, passaram-se 35 anos, mais de metade da minha vida no Mar e aonde estão os "louros"?... entre navios Portugueses e estrangeiros foram mais de 20 navios que estive embarcado, cerca de 40 países visitados, mais de 100 portos escalados...
E assim se finou uma vida cheia de Azul, umas vezes mais escuro outras vezes mais claro, mas Azul como o do Mar só o do Céu podemos comparar, os dois bem conheci e não os vou esquecer, nuvens para todos os gostos e o Mar a condizer, mas como diz o ditado, não há bela sem senão, pois quando vinha a tempestade lá se comia com o prato na mão, porém tudo tinha o seu encanto...
.....assim tão jovem iniciei nesta vida...

.....e assim um pouco desgastado terminei...


Navio registado em Nápoles fazia viagens até Durban na África do Sul, atravessando o Canal Suez, passando por Cairo no Egipto, Djibouti em Djibouti (Corno de África), Mogadishu na Somália, Mombasa no Quénia, Dar es Salaam na Tanzania, Maputo em Moçambique, terminando em Durban e retornando pelos mesmos portos.
Deixo aqui algumas fotos deste último navio que embarquei, o farol que pela 1ºvez me viu partir e aquele que me viu partir e chegar finalmente...
Farol do Bugio no Rio Tejo
Farol de Génova



E agora deixo apenas mais duas fotos do 1º navio que embarquei e o último.


N/M Niassa e M/T Jolly Verde 1971 2006


sexta-feira, 19 de março de 2010

20º Navio,M/N Jolly Blu,41º Embarque,Viagens???


Pouco tempo decorreu após o final com a Dole e eis-me de novo embarcado.Desta vez com a Companhia Messina Line com sede a Génova.

Vou de avião de Lisboa para Génova a fim de ser submetido a exames médicos e já não voltei a casa pois que logo fui designado para embarcar no M/N Jolly Blu.
Este navio porta contentores RO-RO com registo de Cagliari em Itália era um dos muitos do mesmo tipo que a Companhia Messina possuía, tinha de comprimento cerca de 147 metros e uma velocidade de 15 nós.
Nova experiência que teve início com o 1º embarque a 12 de Fevereiro de 2004 e findou a 7 de Junho do mesmo ano.
Nele fiz mais dois embarques, o 2º com início a 14 de Agosto de 2004 e desembarque a 28 de Novembro de 2004 e no 3º embarquei a 27 de Fevereiro de 2005 e desembarquei a 18 de Junho de 2005.
Escalava-mos os seguintes portos: Génova, Nápoles, Tunes e Marselha.
Aqui vos deixo umas fotos do mesmo navio e alguns postais.

M/N Jolly Blu em porto
saída para mais uma viagem
na doca seca para reparação
vista aérea do Porto de Génova
vistas parciais de Nápoles
vista aérea do Porto de Marselha
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...