quinta-feira, 1 de julho de 2010

VianaTerra de Marinheiros...1

Pelos confins do Mundo muitos Vianenses navegaram.
Há muitos anos atrás foi terra de marinheiros, fossem navegadores à descoberta de novas paragens ou piratas ávidos a saquearem o que quer que fosse, ficando muitos na história.
Alguns eram naturais da cidade, outros vindos de bandas longínquas por cá ficaram.
A Cidade de Viana do Castelo tem hoje diversas estátuas homenageando vários desses Homens que ficaram famosos e a partir de hoje aqui vou passar a mostrar.

João Álvares Fagundes
João Álvares Fagundes foi um navegador Vianês  a quem se deve o descobrimento da Terra Nova e Lavrador pelos anos de 1520-1521 entre outras.
Faleceu em 1522 tendo sido sepultado num túmulo na Capela do Santo Cristo 

da Igreja Matriz  (Sé) situada no centro da Cidade. 

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pilotos de Viana do Castelo

Nova lancha dos Pilotos da Barra de Viana


Nova lancha dos Pilotos de Viana, já "Ronca".
Segundo notícia dada pela Administração do Porto de Viana do Castelo,a nova lancha de pilotos já está operacional,para mais informação clique  AQUI

quarta-feira, 9 de junho de 2010

GIRALDA Especial Yate

Aqui vos deixo duas fotos deste bonito Yate

David e Golias
Este yate é muito especial e esteve atracado ao pontão da marina aqui de Viana, no passado domingo.
De seu nome Giralda, pertenceu ao mui ilustre Don Juan de Borbón, pai do Rei Juan Carlos de Espanha.
Ao fundo a ponte centenária Eiffel e à esquerda a ponte móvel de acesso à marina

Para mais informação clicar aqui

sábado, 22 de maio de 2010

Viana,Pilotos de hoje e de outrora.

Quando miúdo, assisti à entrada e saída de muitos navios aqui no Porto de Viana, pois eu vivia mesmo em frente à doca dos barcos de pesca.
Recordo ainda alguns Pilotos (Práticos) que já cá não estão entre nós e lembro-me perfeitamente das dificuldades de certas entradas e saídas de alguns navios, principalmente aqueles da pesca do bacalhau e outros de carga geral, porque este porto além dos ventos e mares tinha o perigo de rochedos bem famosos, talvez daí o facto da nova lancha ter nome de um deles.
Dispunham de uma lancha que era muito pequena e com poucas condições, de nome "Cabedelo" que mais tarde foi substituída pela actual "Quebramar" que já está desactualizada, o facto de agora terem recebido uma nova, como se costuma dizer, já não era sem tempo.
Acontece porém que a nova lancha se encontra dentro da Marina mas sem ainda ser utilizada, ouvi dizer que lhe falta alguma documentação para navegar.

Primitiva Torre de vigia dos Pilotos de Viana de 1925

A velhinha lancha dos Pilotos,"Quebramar"

Com a construção da nova Estação de Pilotos, que aqui vemos na foto, foi desactivada em 1990 a antiga Torre de Vigia dos Pilotos do Porto de Viana do Castelo.






Eis aqui a nova lancha bem moderna construída nos Estaleiros de Peniche com o nome de "Roncador"

domingo, 16 de maio de 2010

Caravela Vera Cruz chega a Viana do Castelo

Hoje tive o grato prazer de assistir à entrada da Caravela Vera Cruz no Porto de Viana do Castelo, é uma réplica fiel das usadas na época dos Descobrimentos pelos Portugueses que também andaram pelos confins do Mundo.
Deixo aqui algumas fotos, testemunhas do evento.


...dobrando o Molhe norte...
...cruzando com as novas tecnologias...
...aproximação ao cais de atracação...
Esta caravela foi construída no Estaleiro Naval de Vila do Conde usando madeiras tais como Pinheiro bravo, Carvalho, Sobro e Cambola.

Para mais informação vejam Aqui ou AQUI

segunda-feira, 10 de maio de 2010

M/V Evangelhos, Embarque? Viagens?

Devido aos embarques terem terminado e estando a estudar o seguimento deste blog, que como não pode deixar de ser terá que se relacionar com o MAR, veio-me à lembrança de que no meio de todos estes embarques ter ido parar à Grécia aí pelos anos de 1979/80, a fim de levar-mos para a China um navio que lá se encontrava.

Tinha o nome de Evangelhos ou algo parecido e pena é que não tenho nenhuma foto do dito cujo e sem querer ser maçador,deixarei aqui o testemunho desta história que durou 5 meses, mas tentarei resumir ao máximo.

Para começar fomos de Lisboa via aérea para Atenas, 6 pessoas, eu como Electricista, mais o Comandante, +Imediato, +Chefe de Máquinas, +1ºMaquinista, +2ºMaquinista, lá chegados fomos instalados uma noite no Hotel Caravel que me pareceu bastante luxuoso e no dia seguinte partimos em táxi para SELIANITIKA o porto aonde o navio se encontrava e fomos instalados neste Hotel Kiani Akti que aqui vos deixo a foto e aonde continuamos até ao final.


No dia seguinte lá fomos para o navio que deveria seguir viagem quanto antes.
O navio estava carregado de sacaria nunca soube de quê e também completamente destruído e digo destruído porque na realidade assim era, desde motores eléctricos no convés abertos ao tempo e à chuva como na sala das máquinas compressores e geradores gripados, sala de TSF incendiada e mais uma infinidade de problemas.
Ao cabo de um mês eu queria vir embora por falta de pagamento, mas os colegas diziam que eles pagariam e para eu ter calma, eu o mais jovem dos Portugueses por isso o sangue fervia mais depressa contudo lá fui aguentando, até que quando passados 5 meses com o navio pronto para partir, acabamos por ir à Embaixada Portuguesa apresentar a questão e aí após mais umas peripécias lá regressamos a Portugal após termos recebido o dinheiro que nos era devido.
...O EVANGELHOS por lá ficou...
Agora e para terminar por hoje, aqui deixo os meus parabéns à Empresa Pascoal pelo trabalho efectuado com o Santa Maria Manuela assim como a todos intervenientes no projecto desejando um Aniversário Feliz com muitos anos de vida ao SMM.
E para que todos conheçam a obra visitem aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...