sexta-feira, 9 de julho de 2010

Faróis na Barra do Porto de Viana do Castelo

Com as obras do alargamento do Porto de Viana do Castelo em 1984, construção de novos molhes e cais, houve que fazer  modificação das
sinalizações da barra e entrada no Porto.
Antes para entrar no Porto de Viana, tinham os navios que manter bem alinhados,dois faróis existentes, criando uma linha recta entre os mesmos para que pudessem entrar com segurança evitando rochedos e baixios.
Um farol estava colocado no Castelo de São Tiago da Barra quase ao nível do mar e outro junto à Igreja da Sra. da Agonia  num ponto mais alto, bem visíveis do meio do mar.
Aqui estão esses dois faróis, embora o da Sra.da Agonia já esteja desactivado pois que com as modificações dos molhes e colocação de outros faróis este deixou de ser necessário.
       
Farol no Castelo de São Tiago da Barra

Farol da Senhora d'Agonia
Mas em  tempos mais longínquos (anos 1500) não havendo ainda faróis, os navios que vinham para Viana tinham como sinalização dois grandes olmos que serviam de baliza para entrada no porto.
Quando da construção do  convento de S. Domingos, D. Frei Bartolomeu dos Mártires mandou que no lugar dos olmos fossem construídas duas  torres brancas que pudessem ser vistas do Mar pela sua altura e alvura, servindo  de enfiamento da linha  de rumo aos barcos.
As torres de pedra e caiadas, ainda se podem ver, nelas  eram acesos archotes para ajudar os barcos durante a noite.


domingo, 4 de julho de 2010

Rota Marítima Jacobea 2010


Desde o dia 2 até hoje 4, estiveram diferentes tipos de veleiros no Porto de Viana do Castelo que faziam  parte de um evento, organizado pelos membros da Ordem dos Cavaleiros de Bouças em Espanha.
A finalidade será navegar a mesma rota que levou os restos mortais de São Tiago para Espanha (segundo a lenda).
Para quem não pode ver ao vivo, aqui deixo algumas fotos de veleiros  que tomam parte na iniciativa.



Quince embarcaciones participarán en la primera ruta jacobea marítima, una iniciativa que nace en Bouzas y que pretende hacer un recorrido desde el norte de Portugal hasta Vilagarcía por vía marítima.
La salida oficial de la ruta se producirá en la localidad lusa de Viana do Castelo el próximo día 4 de julio. No obstante, las embarcaciones participantes saldrán de Vigo el viernes, día 2, a fin de desarrollar unos actos protocolarios en la ciudad portuguesa. La goleta Raquel participará en dichos actos y portará el gallardete de la "Ruta dos Cabaleiros" de Bouzas.
La primera etapa, con salida oficial en Viana, concluirá en Vigo. El 5 de julio estará dedicado a una vuelta por la ría viguesa donde se celebrará una parada naval de los participantes, con especial hincapié en la isla de San Simón, según explicó Paulino Freire, miembro del comité organizador de la ruta.
La siguiente etapa, que se desarrollará el día 6, tendrá como punto final el puerto deportivo de Combarro, donde habrá una recepción oficial a los participantes. Al día siguiente, se llegará a Vilagarcía, donde también habrá una recepción.
Desde la capital de Arousa los participantes podrán llegar a Santiago por medios terrestres o bien realizar los periplos náuticos que deseen.
El final de la ruta será nuevamente en Vigo, a donde llegarán los barcos el día 9 de julio. Será en el puerto vigués donde se realizará el acto oficial de reconocimiento a todos los participantes.
Se da la circunstancia de que la inscripción para participar en esta ruta quedó cerrada hace ya una semana, al completarse las quince embarcaciones que se habían previsto inicialmente.
La iniciativa parte de los miembros de la Orden dos Cabaleiros de Bouzas, que han reivindicado desde hace tiempo el reconocimiento de esta ruta marítima como uno de los hitos fundamentales del Camino, siguiendo la tradiciónde que habría sido esta ruta la que habrían seguido por mar los restos del Apóstol hasta llegar a Compostela.

Fonte: Jornal Faro de Vigo (27.06.2010)

 Saiba mais aqui

quinta-feira, 1 de julho de 2010

VianaTerra de Marinheiros...1

Pelos confins do Mundo muitos Vianenses navegaram.
Há muitos anos atrás foi terra de marinheiros, fossem navegadores à descoberta de novas paragens ou piratas ávidos a saquearem o que quer que fosse, ficando muitos na história.
Alguns eram naturais da cidade, outros vindos de bandas longínquas por cá ficaram.
A Cidade de Viana do Castelo tem hoje diversas estátuas homenageando vários desses Homens que ficaram famosos e a partir de hoje aqui vou passar a mostrar.

João Álvares Fagundes
João Álvares Fagundes foi um navegador Vianês  a quem se deve o descobrimento da Terra Nova e Lavrador pelos anos de 1520-1521 entre outras.
Faleceu em 1522 tendo sido sepultado num túmulo na Capela do Santo Cristo 

da Igreja Matriz  (Sé) situada no centro da Cidade. 

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pilotos de Viana do Castelo

Nova lancha dos Pilotos da Barra de Viana


Nova lancha dos Pilotos de Viana, já "Ronca".
Segundo notícia dada pela Administração do Porto de Viana do Castelo,a nova lancha de pilotos já está operacional,para mais informação clique  AQUI

quarta-feira, 9 de junho de 2010

GIRALDA Especial Yate

Aqui vos deixo duas fotos deste bonito Yate

David e Golias
Este yate é muito especial e esteve atracado ao pontão da marina aqui de Viana, no passado domingo.
De seu nome Giralda, pertenceu ao mui ilustre Don Juan de Borbón, pai do Rei Juan Carlos de Espanha.
Ao fundo a ponte centenária Eiffel e à esquerda a ponte móvel de acesso à marina

Para mais informação clicar aqui

sábado, 22 de maio de 2010

Viana,Pilotos de hoje e de outrora.

Quando miúdo, assisti à entrada e saída de muitos navios aqui no Porto de Viana, pois eu vivia mesmo em frente à doca dos barcos de pesca.
Recordo ainda alguns Pilotos (Práticos) que já cá não estão entre nós e lembro-me perfeitamente das dificuldades de certas entradas e saídas de alguns navios, principalmente aqueles da pesca do bacalhau e outros de carga geral, porque este porto além dos ventos e mares tinha o perigo de rochedos bem famosos, talvez daí o facto da nova lancha ter nome de um deles.
Dispunham de uma lancha que era muito pequena e com poucas condições, de nome "Cabedelo" que mais tarde foi substituída pela actual "Quebramar" que já está desactualizada, o facto de agora terem recebido uma nova, como se costuma dizer, já não era sem tempo.
Acontece porém que a nova lancha se encontra dentro da Marina mas sem ainda ser utilizada, ouvi dizer que lhe falta alguma documentação para navegar.

Primitiva Torre de vigia dos Pilotos de Viana de 1925

A velhinha lancha dos Pilotos,"Quebramar"

Com a construção da nova Estação de Pilotos, que aqui vemos na foto, foi desactivada em 1990 a antiga Torre de Vigia dos Pilotos do Porto de Viana do Castelo.






Eis aqui a nova lancha bem moderna construída nos Estaleiros de Peniche com o nome de "Roncador"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...