terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia Nacional do Mar

Foi em 1998 que o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.
Portanto sendo hoje 16 de Novembro estamos a comemorar o Dia Nacional do Mar.

Por este motivo quero aqui assinalar esta data com imagens de alguns selos relacionados com o Mar.
Deixo aqui o meu voto sincero, para que não seja só demagogia, mas que se leve à prática muito a sério, de uma defesa do Mar, do qual sempre desfrutamos e fazemos sofrer.

 Mar, que através dele se descobriram novos Mundos...

Mar, ao qual vamos buscar alimento...


Mar, que nos dá divertimento...


Mar, por onde passeamos...


Mar, por onde tudo transportamos...

...e quanto mais tu nos dás MAR!
Com mais desdém te pagamos, mas não serás tu só a sofrer, um dia, serão também aqueles que hoje mais amamos.

sábado, 30 de outubro de 2010

Visita ao Museu da Marinha

(As minhas sinceras desculpas a todos seguidores assíduos e não só, pois mais uma vez a máquina teve de ir "à doca" para reparação daí o motivo deste interregno.)


Neste período tive o prazer de visitar o Museu da Marinha, coisa que de longa data desejava fazer, pois tendo feito o serviço militar na Armada e com a minha vida sempre ligada ao Mar, por incrível que pareça, nunca o  tinha visitado.
Quero dizer que fiquei fascinado com as telas representando os nossos Navegadores (outros tais que pelos confins do Mundo navegaram) não se pode ficar indiferente com tão grande e belíssimo espólio, aconselho vivamente a  todos amantes de coisas do Mar que disponham de um dia para  o visitarem.
Para quem não sabe,o Museu da Marinha está situado na:
Praça do Império,
1400-206 Lisboa
Mas para mais informação detalhada visite o site abaixo indicado.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Manuela regressa a Casa...

Em primeiríssima mão aqui vos deixo a notícia do dia...

Foi com uma lágrima no olho que hoje vi entrar na  barra de Viana o Lugre Santa Maria Manuela, não sei há quantos anos tinha sido última vez que tal vi, pois que assisti algumas vezes e não foram poucas, à entrada e à saida deste belíssimo navio.
Muitas vezes o via atracado quase em frente da janela de minha casa, a menos  de 50 metros da minha porta.
Quanto a tê- lo visto  nas manobras de chegada e partida deve-se ao facto de ter morado quase em frente ao local aonde muitas vezes atracavam barcos da extinta Empresa de Pesca de Viana, assim como o de meu falecido Pai ter feito nele algumas campanhas.
Por aqui me fico deixando -vos a beleza das fotos que esta manhã consegui à sua ua chegada . ( Só por curiosidade , levantei - me às 6 horas da manhã pois tinham -me dito que chegaria pelas 7 horas e afinal entrou eram quase 9 e 30 da manhã,mas valeu a pena).

Chegada ao Molhe Norte
em direcção ao cais de atracação
Santa Luzia lá no alto, imagem que os pescadores mais ansiavam ver

João Álvares Fagundes com o S.M.M.ao fundo já atracado

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ex-Votos das Gentes do Mar (2)

Pelos confins do Mundo também eles navegaram.
Eis aqui mais um testemunho daqueles que não reza a história...aqui vos mostro mais um ex-voto à Senhora d'Agonia.
(Este e outros mais estão na posse da Confraria da Senhora d'Agonia)


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Heróicos Homens do Mar...

Tragédia no Mar

Sendo Viana Terra de Mar, muitos são aqueles que
todas as noites partem para a faina, enfrentando  essa força da natureza que é o Mar, que por vezes está  calmo e sereno e  outras está bravo agitando-se com tal força como que mostrando quem é o mais forte; mas esses Homens valentes não pensam no perigo pois é o seu modo de vida e em casa estão os seus à espera do sustento.

Quantos partiram e jamais voltaram...

Em Junho de 1968 a embarcação de pesca de Viana do Castelo com o nome de "Jorge de Jesus", composta de 11 tripulantes  parte para a faina por volta da meia noite, rumando ao pesqueiro  conhecido entre os pescadores por Mar da Moeda situado a Norte da cidade de Vigo em Espanha.

Sendo o pesqueiro ainda distante, a tripulação foi para os beliches com o intuito de descansar um pouco pois teriam uma noite de pesca como de costume bem longa e cansativa, mas ao cabo de duas horas todos são acordados com um estrondo ....

Tinham sido abalroados e depressa o barco se começou a afundar.

Com a angustia natural do caso, foi o salve-se quem poder, uns agarrando-se a tábuas outros a latas e a tudo o mais que flutuava,

foi uma batalha de 4 horas entre a vida e a morte até serem socorridos pela embarcação "Virgem das Graças" também do Porto de Viana.
Entretanto o Mar já tinha  ceifado 5 vidas destes valorosos Heróicos Homens do Mar de que não reza  a história.

Quantos partirão e jamais voltarão.



Esta história verídica foi-me contada por um dos sobreviventes.






domingo, 15 de agosto de 2010

Monumento ao Pescador

Caros seguidores, após pequena ausência ferial, retorno hoje ao meu blog esperando que continue do vosso agrado.
Aqui vos apresento mais um monumento ligado ao Mar, que neste caso homenageia o Pescador de Viana do Castelo.
Muito a nossa Cidade deve a estes "Lobos do Mar" que todos os dias, faça sol ou faça chuva  labutam para que outros se deliciem com as suas pescarias...pena que este País não dê o devido valor a todos os  Homens do Mar.
De autoria do escultor José Rodrigues, foi inaugurado em 1989.
Podemos vê-lo na rotunda em frente à Igreja da Senhora d'Agonia.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...