quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

...Cristóvão Colombo era Português...

Cristóvão Colombo
...Italianos e Espanhóis sempre reivindicaram a sua naturalidade...
Mas afinal a história está mal contada...
o Descobridor era PORTUGUÊS...
Foi lançado recentemente um livro onde são apresentadas provas de que o descobridor Cristóvão Colombo era Português
O historiador Manuel Rosa, Luso-Americano e especialista na matéria diz que os traços biográficos do homem que descobriu a América revelam que Colombo nunca poderia ter sido um simples tecelão Italiano.
"Consegui provar que um tecelão nunca poderia casar com uma nobre naquela época",disse o historiador à RTP. 
O homem que descobriu a América, 15 anos antes da primeira viagem, já estava casado em Portugal com filha do capitão da Ilha de Porto Santo, Bartolomeu Perestrelo, Filipa Moniz Perestrelo, tia da Marquesa de Montemor e tia do Mordomo-Mor de D. João II.
No livro intitulado "Colombo Português" (edições Ésquilo), o historiador baseia-se ainda em diversos documentos para provar a sua teoria.
Quando escreveu uma carta aos réis de Espanha em Março de 1493 esta vinha escrita em Castelhano mas com palavras Portuguesas, chamando a Portugal de minha terra, refere o historiador, acrescentando que a principal função de Cristóvão Colombo na corte Espanhola era desviar os barcos Espanhóis para o mais longe possível da África e da Índia.
Mais: Cristóvão Colombo já saberia de antemão, que não iria para a Índia, enganando os Castelhanos quando proclamou a sua chegada àquele país.
Reconhecendo que muitos historiadores vão recusar o debate acerca desta teoria, Manuel Rosa espera apenas que todos leiam o livro, para que, talvez um dia, a História possa ser reescrita.

 Vejam a notícia em vídeo 
aqui

domingo, 12 de dezembro de 2010

Bom Natal e Feliz Ano Novo...

Para todos os seguidores deste blog e todo o Mundo em geral, desejo um Feliz Natal e Bom Ano Novo, deixando também algumas fotos de algum Natal passado por esses confins do Mundo...


Aqui está o prato de bacalhau (confeccionado por mim) comprado na África do Sul assim como o vinho, para dois Portugueses que festejaram o Natal algures no Mar...1990.


Um outro Natal na companhia de Italianos e Ecuatorianos.
Amigos e companheiros de trabalho...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

...o Magalhães pelos confins do Mundo...

Não, não é desse que vou escrever!...
...mas sim do famoso Navegador Fernão de Magalhães, que com o seu navio 
Victória

andou pelos confins do Mundo e por lá ficou recordado como podereis constatar com estes belos selos de vários países que aqui vos mostro.
Dizem ter  nascido no Norte de Portugal por volta de 1480 e falecido a 27 de Abril de 1521;
  As Vilas de Sabrosa e de Ponte da Barca mais a Freguesia da Sé do Porto, reclamam a sua naturalidade.
Ficou para a história como Navegador e Guerreiro, tendo-lhe sido atribuída a prova da Terra ser redonda quando fez a viagem à volta do Mundo. 
Os historiadores dizem que morreu numa batalha em Cebu nas Filipinas...
Segundo relatos terá sido comido pelos indígenas.
    
Roménia
Guiné-Bissau

Bulgária
  
São Tomé e Príncipe

 Chile

 Emirados Árabes Unidos

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia Nacional do Mar

Foi em 1998 que o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.
Portanto sendo hoje 16 de Novembro estamos a comemorar o Dia Nacional do Mar.

Por este motivo quero aqui assinalar esta data com imagens de alguns selos relacionados com o Mar.
Deixo aqui o meu voto sincero, para que não seja só demagogia, mas que se leve à prática muito a sério, de uma defesa do Mar, do qual sempre desfrutamos e fazemos sofrer.

 Mar, que através dele se descobriram novos Mundos...

Mar, ao qual vamos buscar alimento...


Mar, que nos dá divertimento...


Mar, por onde passeamos...


Mar, por onde tudo transportamos...

...e quanto mais tu nos dás MAR!
Com mais desdém te pagamos, mas não serás tu só a sofrer, um dia, serão também aqueles que hoje mais amamos.

sábado, 30 de outubro de 2010

Visita ao Museu da Marinha

(As minhas sinceras desculpas a todos seguidores assíduos e não só, pois mais uma vez a máquina teve de ir "à doca" para reparação daí o motivo deste interregno.)


Neste período tive o prazer de visitar o Museu da Marinha, coisa que de longa data desejava fazer, pois tendo feito o serviço militar na Armada e com a minha vida sempre ligada ao Mar, por incrível que pareça, nunca o  tinha visitado.
Quero dizer que fiquei fascinado com as telas representando os nossos Navegadores (outros tais que pelos confins do Mundo navegaram) não se pode ficar indiferente com tão grande e belíssimo espólio, aconselho vivamente a  todos amantes de coisas do Mar que disponham de um dia para  o visitarem.
Para quem não sabe,o Museu da Marinha está situado na:
Praça do Império,
1400-206 Lisboa
Mas para mais informação detalhada visite o site abaixo indicado.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Manuela regressa a Casa...

Em primeiríssima mão aqui vos deixo a notícia do dia...

Foi com uma lágrima no olho que hoje vi entrar na  barra de Viana o Lugre Santa Maria Manuela, não sei há quantos anos tinha sido última vez que tal vi, pois que assisti algumas vezes e não foram poucas, à entrada e à saida deste belíssimo navio.
Muitas vezes o via atracado quase em frente da janela de minha casa, a menos  de 50 metros da minha porta.
Quanto a tê- lo visto  nas manobras de chegada e partida deve-se ao facto de ter morado quase em frente ao local aonde muitas vezes atracavam barcos da extinta Empresa de Pesca de Viana, assim como o de meu falecido Pai ter feito nele algumas campanhas.
Por aqui me fico deixando -vos a beleza das fotos que esta manhã consegui à sua ua chegada . ( Só por curiosidade , levantei - me às 6 horas da manhã pois tinham -me dito que chegaria pelas 7 horas e afinal entrou eram quase 9 e 30 da manhã,mas valeu a pena).

Chegada ao Molhe Norte
em direcção ao cais de atracação
Santa Luzia lá no alto, imagem que os pescadores mais ansiavam ver

João Álvares Fagundes com o S.M.M.ao fundo já atracado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...