quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Viana Cidade Marinheira 1848-2011

Faz hoje 163 anos.
...na guerra civil da Patuleia ...
...Viana,apesar de atacada a 4 de Dezembro pelos miguelistas,
 as forças governamentais conseguirão manter o castelo em seu poder...
...então...
Em 20 de Janeiro de 1848  a Vila de Viana da Foz do Lima é elevada a cidade por carta régia de D. Maria II, alterando o nome, de Viana da Foz do Lima  para Viana do Castelo. 

Vista da Cidade

Navio Gil Eannes Museu e Pousada de Juventude

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cristóvão Colombo era Português (2)

Pelos confins do Mundo andou...
...e o Mundo deve saber que Cristóvão Colombo era Português.
Veja toda a verdade aqui

Roménia
Panamá
Tanzánia
Trinidade e Tobago
Mongólia
Vietename
Roménia
Roménia

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

...Cristóvão Colombo era Português...

Cristóvão Colombo
...Italianos e Espanhóis sempre reivindicaram a sua naturalidade...
Mas afinal a história está mal contada...
o Descobridor era PORTUGUÊS...
Foi lançado recentemente um livro onde são apresentadas provas de que o descobridor Cristóvão Colombo era Português
O historiador Manuel Rosa, Luso-Americano e especialista na matéria diz que os traços biográficos do homem que descobriu a América revelam que Colombo nunca poderia ter sido um simples tecelão Italiano.
"Consegui provar que um tecelão nunca poderia casar com uma nobre naquela época",disse o historiador à RTP. 
O homem que descobriu a América, 15 anos antes da primeira viagem, já estava casado em Portugal com filha do capitão da Ilha de Porto Santo, Bartolomeu Perestrelo, Filipa Moniz Perestrelo, tia da Marquesa de Montemor e tia do Mordomo-Mor de D. João II.
No livro intitulado "Colombo Português" (edições Ésquilo), o historiador baseia-se ainda em diversos documentos para provar a sua teoria.
Quando escreveu uma carta aos réis de Espanha em Março de 1493 esta vinha escrita em Castelhano mas com palavras Portuguesas, chamando a Portugal de minha terra, refere o historiador, acrescentando que a principal função de Cristóvão Colombo na corte Espanhola era desviar os barcos Espanhóis para o mais longe possível da África e da Índia.
Mais: Cristóvão Colombo já saberia de antemão, que não iria para a Índia, enganando os Castelhanos quando proclamou a sua chegada àquele país.
Reconhecendo que muitos historiadores vão recusar o debate acerca desta teoria, Manuel Rosa espera apenas que todos leiam o livro, para que, talvez um dia, a História possa ser reescrita.

 Vejam a notícia em vídeo 
aqui

domingo, 12 de dezembro de 2010

Bom Natal e Feliz Ano Novo...

Para todos os seguidores deste blog e todo o Mundo em geral, desejo um Feliz Natal e Bom Ano Novo, deixando também algumas fotos de algum Natal passado por esses confins do Mundo...


Aqui está o prato de bacalhau (confeccionado por mim) comprado na África do Sul assim como o vinho, para dois Portugueses que festejaram o Natal algures no Mar...1990.


Um outro Natal na companhia de Italianos e Ecuatorianos.
Amigos e companheiros de trabalho...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

...o Magalhães pelos confins do Mundo...

Não, não é desse que vou escrever!...
...mas sim do famoso Navegador Fernão de Magalhães, que com o seu navio 
Victória

andou pelos confins do Mundo e por lá ficou recordado como podereis constatar com estes belos selos de vários países que aqui vos mostro.
Dizem ter  nascido no Norte de Portugal por volta de 1480 e falecido a 27 de Abril de 1521;
  As Vilas de Sabrosa e de Ponte da Barca mais a Freguesia da Sé do Porto, reclamam a sua naturalidade.
Ficou para a história como Navegador e Guerreiro, tendo-lhe sido atribuída a prova da Terra ser redonda quando fez a viagem à volta do Mundo. 
Os historiadores dizem que morreu numa batalha em Cebu nas Filipinas...
Segundo relatos terá sido comido pelos indígenas.
    
Roménia
Guiné-Bissau

Bulgária
  
São Tomé e Príncipe

 Chile

 Emirados Árabes Unidos

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia Nacional do Mar

Foi em 1998 que o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.
Portanto sendo hoje 16 de Novembro estamos a comemorar o Dia Nacional do Mar.

Por este motivo quero aqui assinalar esta data com imagens de alguns selos relacionados com o Mar.
Deixo aqui o meu voto sincero, para que não seja só demagogia, mas que se leve à prática muito a sério, de uma defesa do Mar, do qual sempre desfrutamos e fazemos sofrer.

 Mar, que através dele se descobriram novos Mundos...

Mar, ao qual vamos buscar alimento...


Mar, que nos dá divertimento...


Mar, por onde passeamos...


Mar, por onde tudo transportamos...

...e quanto mais tu nos dás MAR!
Com mais desdém te pagamos, mas não serás tu só a sofrer, um dia, serão também aqueles que hoje mais amamos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...