Se gostas muito do mar, mas tens medo de andar de barco... então aqui vai a solução, já "navegam" em muitos rios e lagos de cidades por todo o mundo.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Navio de passageiros
Esteve hoje de passagem pelo Porto de Viana do Castelo, este navio de passageiros, construído no ano de 1998, com cerca de 175 metros de comprimento e 25 de largura de 22.400 toneladas, com a velocidade de 21 nós. Vindo do Porto da Corunha, teve uma curta estadia na Cidade, pois que pelas 15 horas partiu com destino a Lisboa.
Aqui vos deixo uma pequena sequência de fotos da sua partida, desde a largada da muralha ao desembarque do Piloto da Barra.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Navio do futuro
E - SHIP 1
Encontra-se no Porto Comercial de Viana do Castelo, o navio do futuro, que pode ser visto atracado em manobras de carga, até dia 26 deste mês data prevista da sua saída.
| Propriedade da Enercon, empresa alemã que é também fabricante de turbinas eólicas, este navio é usado para transporte de componentes de turbinas eólicas e para tal se encontra no Porto de Viana do Castelo. |
| O que mais chama a atenção neste navio são as quatro "torres" no seu convés, nada usual nos navios. O que acontece porém é que as ditas torres de 27 metros de altura, por 4 metros de diâmetro, são rotores eólicos capazes de captar a energia do vento, auxiliando na propulsão do navio fazendo poupar cerca de 30 a 40% do combustível. Para saber mais sobre o mesmo clique aqui. |
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Veleiro de dois mastros
Com a chegada do Verão e melhoria do tempo começam a chegar alguns barcos a visitar a nossa Cidade, pena que a estrutura hoteleira na área da marina esteja com quase a totalidade dos restaurantes fechados senão todos...
No passado dia 1, passeando pela marginal do Rio Lima deparei-me com este lindo veleiro atracado junto à entrada da marina cá da Cidade de Viana do Castelo, embora não tendo conseguido ler o nome pela pequena bandeira que trazia no mastro da " ré " pareceu-me ser Espanhol.
domingo, 24 de julho de 2011
Ex-Votos das Gentes do Mar (4)
Este ex-voto, é uma lindíssima miniatura do Galeão de Hamburgo executada no Séc. XVII e está patente na Capela dos Mareantes na Sé de Viana do Castelo.
Veio de Hamburgo e diz-se que foi oferta de um mareante vianês ou então que tenha sido em cumprimento de promessa por um frade.
Se for a Viana do Castelo não deixe de ir ver esta maravilha.
| Pormenor na frente da redoma que encerra o galeão. |
quinta-feira, 7 de julho de 2011
O Primeiro Lobo do Mar
Patrão Lagoa
Faz hoje 92 anos que faleceu o primeiro Lobo do Mar, assim era conhecido.
"Arriscou vezes sem conta a própria vida em diversos salvamentos e teve altas recompensas honoríficas dos reis de Inglaterra dos presidentes de Portugal e da França, por abnegados socorros a náufragos. Recebeu de sociedades nacionais e estrangeiras de socorros e humanitárias as mais elevadas distinções.
Finava pobre e esquecido, aos 53 anos de idade, vítima de uma tuberculose pulmonar.
Finava pobre e esquecido, aos 53 anos de idade, vítima de uma tuberculose pulmonar.
A sua morte enlutou se bem que esperada enlutou a Póvoa inteira. A classe tinha-o endeusado. A colhia-o com extremado respeito e admiração. Os pais contavam aos filhos muitos dos seus feitos heróicos, em que os maiores perigos e mais difíceis obstáculos eram vencidos à custa de muito destemor pela vida e experiência de ofício, para que eles vissem neste homem simples, mas valente, o grande exemplo a seguir.
Praticamente sem instrução, filho de pescadores, conseguiu, contudo, elevar-se uns furos acima dos seus camaradas de classe. Muito embora fosse um marítimo com extraordinárias qualidades na arte de pescar e navegar, o certo é que a sua actividade não se confinou à exploração do pescado. Conseguiu, não sem compreensível sacrifício, ser amanuense na Câmara Municipal. Entretanto, lutando por uma sobrevivência menos difícil, abria um estabelecimento de mercearia e vinhos.
A este cadinho de profissões, juntou ainda a de nobre timoneiro do salva-vidas «Cego do Maio» que, com o nome «Dona Amélia», capitaneado pelo famoso Patrão Sérgio, formavam uma esquadra plena de confiança no salvamento de vidas humanas. A sua acção não se circunscrevia ao mar da Póvoa. Qualquer naufrágio das redondezas, tinha o salva-vidas «Cego do Maio» pela proa!"
Extrato da notícia e foto retirados do Jornal de Notícias de 7 de Junho de 1970, da autoria do jornalista José de Azevedo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
