sábado, 22 de maio de 2010

Viana,Pilotos de hoje e de outrora.

Quando miúdo, assisti à entrada e saída de muitos navios aqui no Porto de Viana, pois eu vivia mesmo em frente à doca dos barcos de pesca.
Recordo ainda alguns Pilotos (Práticos) que já cá não estão entre nós e lembro-me perfeitamente das dificuldades de certas entradas e saídas de alguns navios, principalmente aqueles da pesca do bacalhau e outros de carga geral, porque este porto além dos ventos e mares tinha o perigo de rochedos bem famosos, talvez daí o facto da nova lancha ter nome de um deles.
Dispunham de uma lancha que era muito pequena e com poucas condições, de nome "Cabedelo" que mais tarde foi substituída pela actual "Quebramar" que já está desactualizada, o facto de agora terem recebido uma nova, como se costuma dizer, já não era sem tempo.
Acontece porém que a nova lancha se encontra dentro da Marina mas sem ainda ser utilizada, ouvi dizer que lhe falta alguma documentação para navegar.

Primitiva Torre de vigia dos Pilotos de Viana de 1925

A velhinha lancha dos Pilotos,"Quebramar"

Com a construção da nova Estação de Pilotos, que aqui vemos na foto, foi desactivada em 1990 a antiga Torre de Vigia dos Pilotos do Porto de Viana do Castelo.






Eis aqui a nova lancha bem moderna construída nos Estaleiros de Peniche com o nome de "Roncador"

1 comentário:

  1. A lancha QUEBRAMAR velhinha mas muito operacional para ajudar navios nas operações de atracagem como na antiga doca comercial, é que tem gato de rebocagem.
    Saudações maritimo-entusiáticas
    Rui Amaro - Blogue O PILOTO PRÁTICO DO DOURO E LEIXÕES.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...