Indústria
Iate de longo curso, de 300 t., de 1886.
Fez carreira regular de transportes entre Portugal e a América durante cerca de 15 anos.transportou de Filadélfia as madeiras e outros materiais destinados à construção do Teatro Sá de Miranda. Foi seu comandante o capitão Manuel Lemos, conhecido pelas alcunhas de Bárbaro e de Capitão do Harmónio. Estas alcunhas estão relacionadas com as suas qualidades de valentia e bonomia.
Olhava com sobranceria para os navios a vapor, que davam então os primeiros passos. Quando passava por um deles, deixava-o sempre pela popa e festejava a vitória desfraldando o pavilhão nacional no lais do mastaréu e acompanhava-se ao harmónio com o vira do Minho, a cantar versos de sua autoria.
Quando a brisa era forte e o navio já inclinava demasiadamente, os marinheiros propunham-lhe que arribasse aos Açores, manisfestando-lhe o receio de que os mastros não resistissem ao vendaval. Respondia-lhes em tom de galhofa que aqueles mastros já tinham substituído outros e se quebrassem, havia óptimas árvores para fazer novos. Em seguida mandava buscar o harmónio e sentava-se à borda a tocar e a cantar versos improvisados com a música do vira!
Em Viana a sua mulher cozinhava como ninguém o bacalhau no célebre restaurante Margarida da Praça.
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