sábado, 29 de março de 2014

O Novo "Gil Eannes"



Esta manhã, esteve a bordo do novo navio  "Gil Eannes",  surto no Tejo, o sr.Presidente da Republica.
A magnífica unidade de apoio e assistência à frota bacalhoeira portuguesa, parte dentro de dias para os mares da Terra Nova e da Gronelândia, onde passará a substituir o velho navio do mesmo nome que, durante anos, tão relevantes serviços prestou aos pescadores no decorrer de sucessivas e árduas campanhas.

O 1º "Gil Eannes"
Tendo entrado há dias no Tejo, vindo de  Viana do Castelo,  em cujos estaleiros foi construído, o navio atracou, hoje, ao cais da Rocha do Conde de Obidos, para receber a visita presidencial, encontrando-se festivamente embandeirado.
Eram 11 e 30, quando o Chefe do Estado chegou ao edifício daquela estação marítima, a cuja entrada era aguardado por diversas individualidades, à frente das quais figuravam os srs. Ministros da Marinha, da Economia e das Corporações.
Presentes, também, os srs. almirantes Alves Leite e João Francisco Fialho; comodoro duarte silva; comandantes Henrique Tenreiro, Newton da Fonseca e Santiago Ponce; dr.Afonso Marchueta, chefe da Repartição do Comércio Externo; eng.Taborda Ferreira, dirigentes do Grémio dos Armadores da Pesca do Bacalhau e outras individualidades.
Recebido à escada do portaló pelo comandante Ramalheira, o sr. General Craveiro lopes percorreu, demoradamente todas as dependências do navio-hospital, que ocupam três pisos servidos por ascensor. A cada passo, o ilustre visitante solicitava informes elucidativos que o capitão-de-fragata Tavares de Almeida, chefe dos Serviços de Assistência à Frota Bacalhoeira, pronto lhe prestava, referindo numeros e pormenores que esclarecem bem sobre a utilidade de uma unidade e os inestimáveis serviços que podem ser prestados aos pescadores, nos mares distantes.


No final da visita foi servido um "aperitivo" tendo o sr. almirante américo Tomás, Ministro da Marinha, erguido o seu copo para saudar o Chefe do Estado, a quem agradeceu a honrosa visita ao novo "Gil Eannes" que-disse-alcançará êxitos entre as frotas bacalhoeiras dos vários países que vão Terra Nova.
E, depois de salientar que aquela visita do sr. General Craveiro Lopes constítuia motivo da maior satisfação para os  estaleiros de Viana  e para o engenheiro construtor do navio, fez votos pelo êxito da viagem que o Chefe do Estado empreende, dentro de poucos dias, a terras portuguesas do Ultramar.
Ao agradecer aquelas palavras, o sr. Presidente da Republica disse ter tido a maior satisfação em visitar aquela magnífica unidade e considerar devida aquela visita, pelo interesse que aos poderes publicos deve merecer uma tal modalidade de assistência aos pescadores, que é-acentuou-unica entre as frotas bacalhoeiras de todo o Mundo.
Assim, era prestigiante para Portugal dispor de tão bela e proficiente unidade destinada a rodear de todos os cuidados a tarefa dos modestos pescadores que, lá longe, tão uteis são ao País.
Felicitou, depois os estaleiros de Viana, ali representados pelo presidente do Conselho de Administração, sr. Jacques Lacerda, e o engenheiro construtor, Taborda Ferreira, pelo trabalho realizado e formulou votos por que se continue a dar como desta vez e sempre que possível, oportunidade de emprego à mão-de-obra nacional.
A terminar, dirigiu-se aos três membros do Governo, dizendo esperar que continuem a trabalhar por "um Portugal maior e melhor".
Ao retirar-se, o Chefe do estado foi acompanhado por todos os presentes até à saída da Estação Marítima.

( Texto retirado do Diário Popular de 29 de março de 1955 )

Atracado em Viana como Museu e Pousada Flutuante

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...