( Proa é a parte dianteira da embarcação, sendo esta embelezada ao gosto de cada dono que normalmente é o mestre da mesma.)
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Proas em Viana do Castelo (27)
Símbolos, desenhos ou apenas letras, podemos ver nas proas dos barcos, alguns são da frota de pesca Vianense outros não, contudo são registos feitos no Porto de Viana do Castelo.
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Faróis Portugueses
Farol é uma estrutura como uma torre dotada de potentes luzes, que são visíveis do mar a longas distâncias, com a finalidade de ajudar a navegação, sinalizando normalmente as entradas dos portos.
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Pinturas de navios 37
Foto e texto extraídos do livro "Sessenta Anos de História" edição do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Veleiro Flying Cloud
Esta miniatura é antiga e bem bonita embora o seu estado de conservação não seja o ideal, suponho que seja uma réplica do famoso veleiro Clipper Flying Cloud.
O Clipper Flying Cloud foi um veleiro que em 1854 estabeleceu o recorde da travessia mais rápida entre Nova Iorque e São Francisco, numa rota de 13325 milhas, traçada via Cabo Horn e manteve este recorde por mais de cem anos.
Saiba mais acerca deste recorde aqui.
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Navio de luxo em Viana
Ontem domingo o navio de passageiros Minerva esteve no Porto de Viana do Castelo, com cerca de trezentos passageiros oriundos de vários países, embora com uma curta estadia é sempre bom que a cidade seja visitada por gentes de outros lugares e com outras culturas.
domingo, 1 de setembro de 2013
Pinturas de navios 36
Foto e texto extraídos do livro "Sessenta Anos de História" edição do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
"Os navios são como as pessoas. Morrem só fisicamente. Das pessoas, fica a alma, que se diz ser imortal e, de algumas, fica a história da sua vida, por excepcional. Dos navios, a alma morre com as suas guarnições,mas fica a história, quando alguém a escreve."
Autor: Arquitecto Telmo Gomes
![]() |
Navio de Pesca Costeira, "Rumo à Liberdade" pintura do Arquitecto Telmo Gomes |
Subscrever:
Mensagens (Atom)