A 1 de Agosto de 1985 após quase um ano em casa gozando folgas adquiridas, sou chamado a embarcar de novo uma vez mais no N/M Açores.
N/M Açores |
Eram sinais de início de mais uma crise da Marinha Mercante Portuguesa, que veio a verificar-se neste mesmo ano com o desmembramento da Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos e da Companhia Nacional de Navegação.
Desta feita fazendo viagens para Cabo Verde e Guiné-Bissau, a escala era a seguinte:
saída de Lisboa para Leixões, depois Cabo Verde e a seguir Guiné-Bissau, regressando a Lisboa.
Fiz quatro viagens que tinham a duração de um mês e meio sensivelmente e como de costume aqui ficam estes belos postais da época.
Com os mesmos navios mudando apenas o nome a alguns deles, foram criadas duas novas Companhias Transinsular e Portline na qual fiquei inserido embora como contratado, mas este é assunto do qual escreverei no próximo embarque, ou seja daqui por uns oito dias se não houver ondulação.
Estive embarcado desta vez até 13 de Dezembro de 1985.Desta feita fazendo viagens para Cabo Verde e Guiné-Bissau, a escala era a seguinte:
saída de Lisboa para Leixões, depois Cabo Verde e a seguir Guiné-Bissau, regressando a Lisboa.
Fiz quatro viagens que tinham a duração de um mês e meio sensivelmente e como de costume aqui ficam estes belos postais da época.
São Vicente Cabo Verde
Vistas do Porto e jardim com um belo coreto bem ao nosso estilo.
Vistas do Porto e jardim com um belo coreto bem ao nosso estilo.
Amigo José, destruiram a frota e se calhar daqui a uns dias já nem marinheiros portugueses temos, isto porque por exemplo o Eberhart Essberger que é da Transinsular, agora tem marinheiros filipinos, embora os oficiais sejam portugueses, o anterior o Tom Elba tinha a tripulação toda portuguesa, até estes dois navios que referi são Alemães, este sector não devia merecer mais atenção, e investimento? enfim daqui uns dias tenho que aprender chinês para falar com as tripulações, embora nada tenha contra os estranjeiros.
ResponderEliminarUm Abraço
Manuel
Olá,
ResponderEliminarDei com o seu blog através do facebook.
O meu Pai trabalhou na CNN, na insulana e na CTM (ainda na portline e transinsular).
Chamava-se Rui Vilar e com ele andei a bordo, do Açores, Ribeira Grande, Ponta Garça, Bailundo, Ponta Delgada, Corvo, entre tantos outros.
Não sei se o chegou a conhecer.
Obrigado por estas memórias!
E se tiver mais fotos desses tempos é colocá-las aqui!
Caro Cap Créus,o nome de seu Pai não me é estranho,preciso de mais alguns dados para poder dizer se algo...
Eliminarsaudações e volte sempre
JAC
Não sei que lhe poderei dizer mais :-)
ResponderEliminarAndou embarcado em Angola enquanto esteve na Insulana e CTM, mas depois acabou por ir parar aos Açores.
Esteve ainda na Bensaúde em Ponta Delgada.
Pergunte-me que tento responder em conjunto com a minha Mãe.
Cumprimentos
Cap Créus eu estive na CCN na CTM e também na Portline,se por acaso tiver um mail ou uma pág. do FB talvez fosse o ideal para trocar-mos mais pareceres sobre o assunto...
EliminarCumprimentos
JAC