Tragédia no Mar
Sendo Viana Terra de Mar, muitos são aqueles que
todas as noites partem para a faina, enfrentando essa força da natureza que é o Mar, que por vezes está calmo e sereno e outras está bravo agitando-se com tal força como que mostrando quem é o mais forte; mas esses Homens valentes não pensam no perigo pois é o seu modo de vida e em casa estão os seus à espera do sustento.
Quantos partiram e jamais voltaram...
Em Junho de 1968 a embarcação de pesca de Viana do Castelo com o nome de "Jorge de Jesus", composta de 11 tripulantes parte para a faina por volta da meia noite, rumando ao pesqueiro conhecido entre os pescadores por Mar da Moeda situado a Norte da cidade de Vigo em Espanha.
Sendo o pesqueiro ainda distante, a tripulação foi para os beliches com o intuito de descansar um pouco pois teriam uma noite de pesca como de costume bem longa e cansativa, mas ao cabo de duas horas todos são acordados com um estrondo ....
Tinham sido abalroados e depressa o barco se começou a afundar.
Com a angustia natural do caso, foi o salve-se quem poder, uns agarrando-se a tábuas outros a latas e a tudo o mais que flutuava,
foi uma batalha de 4 horas entre a vida e a morte até serem socorridos pela embarcação "Virgem das Graças" também do Porto de Viana.
Entretanto o Mar já tinha ceifado 5 vidas destes valorosos Heróicos Homens do Mar de que não reza a história.
Quantos partirão e jamais voltarão.
Esta história verídica foi-me contada por um dos sobreviventes.
José como tudo é tão lindo!!! Só tenho tristeza
ResponderEliminarpor meu pai não ter conseguido voltar, para rever
sua terra e sua gente na Ilha Terceira...
Estive no blog da Graciosa que coisa maravilhosa,
as lágrimas teimam em me atrapalhar, um abraço
fraterno...Elizabeth...