Em primeiríssima mão aqui vos deixo a notícia do dia...
Foi com uma lágrima no olho que hoje vi entrar na barra de Viana o Lugre Santa Maria Manuela, não sei há quantos anos tinha sido última vez que tal vi, pois que assisti algumas vezes e não foram poucas, à entrada e à saida deste belíssimo navio.
Muitas vezes o via atracado quase em frente da janela de minha casa, a menos de 50 metros da minha porta.
Quanto a tê- lo visto nas manobras de chegada e partida deve-se ao facto de ter morado quase em frente ao local aonde muitas vezes atracavam barcos da extinta Empresa de Pesca de Viana, assim como o de meu falecido Pai ter feito nele algumas campanhas.
Por aqui me fico deixando -vos a beleza das fotos que esta manhã consegui à sua ua chegada . ( Só por curiosidade , levantei - me às 6 horas da manhã pois tinham -me dito que chegaria pelas 7 horas e afinal entrou eram quase 9 e 30 da manhã,mas valeu a pena).
Chegada ao Molhe Norte |
em direcção ao cais de atracação |
Santa Luzia lá no alto, imagem que os pescadores mais ansiavam ver |
João Álvares Fagundes com o S.M.M.ao fundo já atracado |
Caro José Castro
ResponderEliminarE valeu a pena madrugar para obter maravilhosas fotos de um maravilhoso lugre, o SANTA MARIA MANUELA, surto no seu porto de origem. Pena foi não ter acostado à antiga doca comercial, que foi seu berço durante anoa e anos na usual hibernação, após as campanhas dos bacalhaus no Noroeste do Atlantico, mas pelo menos já esteve na Princesa do Lima.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro
Quando visitar novamente a bela e acolhedora cidade do Lima, irei visitar este antigo navio da pesca do bacalhau.
ResponderEliminarPor enquanto prossigo na escrita da minha viagem por Angola, que pode ser lida e comentada em:
http://manuelaldeias.blogspot.com/