Aconteceu já lá vão 33 anos, o Rumo à Liberdade, era um barco em ferro, preparado para a pesca do alto mar, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, sendo a construção nº110 dos mesmos estaleiros, para a Sociedade Cooperativa de Pesca Artesanal, SCARL. tendo sido posto a flutuar em 10 de Maio 1978.
Nesta foto a sua colocação na água |
Formara-se a 1ª Cooperativa de Pesca no Norte do País.
O barco tinha acomodações para 18 a 20 tripulantes com um Mestre que foi o seu primeiro na viagem inaugural, o Sr. Pedro Paiol.
Toda a tripulação fazia parte da Cooperativa pois que todos até tinham feito um curso de Cooperativismo tendo sido instituído um salário fixo de 12000 escudos, algo de muito inovador no setor.
Foi inaugurado com cerimónia de entrega no dia 12 de Agosto de 1978 e a sua 1ª viagem foi com destino às águas de Peniche.
Posteriormente o barco foi adaptado para a pesca industrial não agremiada, por outras palavras à pesca longínqua, contudo a instrumentação de bordo resumia-se ao Radar, Sonda e um Radiogoniometro.
Aqui teve novo Mestre desta vez o Sr.Graciano Salgueiro e partem para a pesca na Mauritânea, com rumo preparado e desenhado na carta por um Piloto Náutico de seu nome Angelino Castro natural da Cidade,(este elemento não fazia parte da Sociedade).
Partiram com 80 redes e na primeira campanha vieram descarregar à Ribeira Nova no Cais do Sodré, fizeram em vendas mais de 1000 contos, o que fez com que partissem com mais redes na campanha seguinte e os proveitos fizeram-se ver pois que os nºs subiram para quase 5000 contos...
Porém aonde está o homem existe o mais querer ou seja o homem quer sempre mais e aqui imperou a cobiça por mais lucros e deixaram de querer salário fixo para voltarem ao "quinhão" ....
Creio que isto foi o princípio do fim da Cooperativa...
vi este barco quendo chegou a peniche,era dos mais modernos da epoca.
ResponderEliminar