domingo, 12 de fevereiro de 2012

Últimos Veleiros...10

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Maria Augusta


Embarcação de 300t., com o casco de aço. Construída na Holanda, em 1898. Na sua primeira viagem a Portugal, esta escuna patacho encalhou em Lagos e depois de salva por um rebocador de Pomarão, foi adquirida pelo armador João Magalhães Filho, que lhe pôs o nome de sua esposa, Maria Augusta. Velocíssimo, este veleiro chegou a fazer o percurso entre Viana e Portimão em 29 horas, gastando normalmente o tempo já recorde de 40.
Pela sua larga escotilha eram introduzidos toros de pinheiro e de outras árvores destinados às minas algarvias de S.Domingos, trazendo minério do Algarve para o Barreiro. Em Setúbal carregava sal destinado à salga do bacalhau em Viana.
Na época da primeira guerra mundial, já motorizado, foi este navio vendido a uma firma de Lisboa, a cujo serviço continuou até se perder nas rochas de Carcavelos.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...