sexta-feira, 27 de abril de 2012

Últimos Veleiros...20

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Indústria


Iate de longo curso, de 300 t., de 1886.
Fez carreira regular de transportes entre Portugal e a América durante cerca de 15 anos.transportou de Filadélfia as madeiras e outros materiais destinados à construção do Teatro Sá de Miranda. Foi seu comandante o capitão Manuel Lemos, conhecido pelas alcunhas de Bárbaro e de Capitão do Harmónio. Estas alcunhas estão relacionadas com as suas qualidades de valentia e bonomia.
Olhava com sobranceria para os navios a vapor, que davam então os primeiros passos. Quando passava por um deles, deixava-o sempre pela popa e festejava a vitória desfraldando o pavilhão nacional no lais do mastaréu e acompanhava-se ao harmónio com o vira do Minho, a cantar versos de sua autoria.
Quando a brisa era forte e o navio já inclinava demasiadamente, os marinheiros propunham-lhe que arribasse aos Açores, manisfestando-lhe o receio de que os mastros não resistissem ao vendaval. Respondia-lhes em tom de galhofa que aqueles mastros já tinham substituído outros e se quebrassem, havia óptimas árvores para fazer novos. Em seguida mandava buscar o harmónio e sentava-se à borda a tocar e a cantar versos improvisados com a música do vira!
Em Viana a sua mulher cozinhava como ninguém o bacalhau no célebre restaurante Margarida da Praça.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...