segunda-feira, 6 de abril de 2009

3ºNavio Uíge,3º,4º e 5ºEmbarques,Viagens...quantas?

Passaram-se dezoito meses, acabei o serviço militar na armada, aonde também estive embarcado ainda que só um mês e meio, neste belo navio que aqui podem ver.

N.R.P. Almirante Pereira da Silva


E aqui estou mais uma vez para vos dar conta destas minhas viagens por esse mundo fora...


N/M Uíge

Este navio que aqui está é o Uíge, navio misto que pertencia à Companhia Colonial de Navegação, muitos o conheceram por diversas razões, no meu caso por fazer parte da tripulação, nele embarquei no dia 31 de Julho de 1974, com a função de Electricista e aqui vos mostro mais um cartão de identificação.


Transportava-mos militares de Lisboa para a Guiné / Angola e vice- versa, nesta data creio termos transportado ainda, militares mais uma ou duas vezes pese embora se tenha dado 0 25 de Abril, a independência de Angola só aconteceu em Novembro no ano de 1975.

Era um navio misto, ou seja podia transportar carga e passageiros,
com mais ou menos 145 metros, tendo sido construído na Bélgica em 1954, dispunha de um motor Diesel de 8 cilindros com uma potência de 6850 cavalos.
Tinha acomodações para 571 passageiros e a tripulação era composta de 139 pessoas.
Mas!....no transporte de militares, eu nem sei dizer-vos a quantidade, pois iam por todo lado como se costuma dizer (sardinha em lata) e hoje a relembrar essa vivência, posso dizer que as condições eram péssimas que nem quero descrever.
E lá voltei eu a Angola mais concretamente ao Porto de Luanda desta feita transportando militares, no regresso vinha o navio cheio novamente



e após alguns dias chegava-mos a Lisboa aonde éramos aguardados por um mar de gente, familiares e amigos daqueles militares.

Era uma cena que me passava muita emoção ao ver toda aquela gente aos abraços no meio de risos e choros.
Fiz algumas viagens mais até se trazerem os últimos militares assim como civis, de regresso a Lisboa, também neste espaço de tempo fomos a Moçambique para trazer militares tendo o navio ancorado em Lourenço Marques indo mais tarde ao Porto de Nacala aqui sim embarcando os últimos militares pois que a independência seria no dia 25 de Junho de1975.
Estive neste navio até início de Setembro de 1975.
Aqui vos deixo mais um postal de Luanda e outro de Lisboa.

3 comentários:

  1. Boa Noite,
    Parebéns pelo Blog, tb tirei o curso de electricista na Marinha o que faz de nós Filhos da Escola...

    Carlos Henriques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fui Tripulante do Uige. Junho de 1960 a Junho de 1968. Velhos tempos. Abraço e obrigado por me recordar aquele tempo.

      Eliminar
    2. Caro Amílcar,obrigado pela visita e volte sempre.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...