sábado, 21 de novembro de 2009

15º Navio,M/T Onda Chiara,20º Embarque,Viagens???

Neste grande navio, embarquei no dia 3 de Agosto de 1991, mais um petroleiro de cerca 50.000 toneladas.

M/T Onda Chiara

Após 5 longos meses em casa sem ganhar tostão, a pensar com os meus botões em ir à procura de nova companhia, eis que me telefonam da mesma companhia a fim de embarcar num outro petroleiro, preparo a mala e lá vou eu de avião para Houston, que é só a quarta maior cidade dos Estados Unidos, após um a noite e mais umas horas no hotel, lá me vieram buscar para ir para bordo.
Encontrei uma tripulação de maioria Italiana mas com alguns elementos da ex Jugoslávia e para espanto meu ao chegar ao convés vi muitos colchões espalhados por todo o lado, estavam a dormir assim no convés por terem o ar condicionado avariado, fazia um calor infernal...
Desta vez Português só eu.
Recordo também de ter embarcado o telegrafista que era Irlandês e no dia seguinte ter ido embora sem avisar ninguém, na verdade até certo ponto o compreendo, pois o navio à primeira impressão metia medo.
Também este navio não tinha viagens certas, por vezes em navegação o comandante recebia ordens de navegar para determinado porto e por vezes quase à chegada vinham ordens para irmos a outro porto.
Assim aconteceu um dia, tendo o navio saído de Ceuta e já bem dentro do Oceano Atlântico com rumo ao Norte da Europa, vem o comandante dizer-me pessoalmente de que tinha recebido ordens de rumar para Portugal, concretamente para o Porto de Sines, no momento pensei ser brincadeira mas pouco tempo depois verifiquei que estava enganado pois era verdade e ao porto de Sines chegamos...
M/T Onda Chiara em navegação no Oceano Atlântico
Portos que escalamos e ainda recordo dos quais aqui mostro alguns postais.



Houston porto de embarque
Kingstown 
na Jamaica
Ceuta
 no Norte de África
Sines em Portugal
Bilbau em Espanha
Saint Jerome em França
postal de Houston
postal do Porto de Rouen
postal de Antuérpia
postal de Roterdam

Com tudo isto, passaram-se quase 7 meses, tendo desembarcado em Ravena na Itália, fazia um frio de rachar pois era 22 de Janeiro de 1992 e como tinha embarcado no Verão, tive que ir a uma loja na cidade comprar roupa de Inverno.
Na noite de 23 apanhei um comboio às 4 horas da madrugada para Bolonha aonde teria avião para Lisboa via Roma e Barcelona, mas com os atrasos devido à neve perdi o avião em Roma para Barcelona, perguntei como resolver a questão e foi-me dito que teria um outro mais tarde mas tinha que dormir uma noite em Barcelona, não satisfeito, pois que ao cabo de tantos meses embarcado a vontade é de regressar o mais rápido a casa, telefonei à Companhia a qual me arranjou outro bilhete para o Porto via Lisboa...
mas!!!
...atenção que precisamos de si para embarcar dentro de poucos dias, portanto esteja preparado, não estive sequer um mês em casa.
Daqui a poucos dias continuarei com o próximo embarque.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...