quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

...Cristóvão Colombo era Português...

Cristóvão Colombo
...Italianos e Espanhóis sempre reivindicaram a sua naturalidade...
Mas afinal a história está mal contada...
o Descobridor era PORTUGUÊS...
Foi lançado recentemente um livro onde são apresentadas provas de que o descobridor Cristóvão Colombo era Português
O historiador Manuel Rosa, Luso-Americano e especialista na matéria diz que os traços biográficos do homem que descobriu a América revelam que Colombo nunca poderia ter sido um simples tecelão Italiano.
"Consegui provar que um tecelão nunca poderia casar com uma nobre naquela época",disse o historiador à RTP. 
O homem que descobriu a América, 15 anos antes da primeira viagem, já estava casado em Portugal com filha do capitão da Ilha de Porto Santo, Bartolomeu Perestrelo, Filipa Moniz Perestrelo, tia da Marquesa de Montemor e tia do Mordomo-Mor de D. João II.
No livro intitulado "Colombo Português" (edições Ésquilo), o historiador baseia-se ainda em diversos documentos para provar a sua teoria.
Quando escreveu uma carta aos réis de Espanha em Março de 1493 esta vinha escrita em Castelhano mas com palavras Portuguesas, chamando a Portugal de minha terra, refere o historiador, acrescentando que a principal função de Cristóvão Colombo na corte Espanhola era desviar os barcos Espanhóis para o mais longe possível da África e da Índia.
Mais: Cristóvão Colombo já saberia de antemão, que não iria para a Índia, enganando os Castelhanos quando proclamou a sua chegada àquele país.
Reconhecendo que muitos historiadores vão recusar o debate acerca desta teoria, Manuel Rosa espera apenas que todos leiam o livro, para que, talvez um dia, a História possa ser reescrita.

 Vejam a notícia em vídeo 
aqui

2 comentários:

  1. «Colombo Português-Novas Revelações» (edições Ésquilo), é o melhor livro que tenho lido sobre a tese do Colombo Português. Devo dizer, com toda a franqueza, que acho a obra de Manuel Rosa muito válida, escrita em estilo académico mas simples e muito bem fundamentada. É uma obra que se destaca pela seriedade e rigor. A tese que o autor defende é suportada por vários documentos apresentados no livro, alguns pela primeira vez. Notável é o desenvolvimento da linhagem da esposa Filipa Moniz. Pela primeira vez constato que nesta questão as peças do "puzzele" Colombo começam a fazer algum sentido. É excepcional. Resumindo: vale a pena ler.

    ResponderEliminar
  2. "Colombo Português - Novas Revelações" com prefácio do Prof. JoaquimVeríssimo Serrão.
    http://www.esquilo.com/colomboportugues.html
    Manuel Rosa prova-nos, sem margem para qualquer dúvida, que esta história é totalmente inverosímil ...Ao longo do livro o autor esmonta a fábula do Cristóvão Colombo genovês, mostra-nos que o nome correcto seria Cristóvão Colon e que este era um pseudónimo para esconder a verdadeira identidade. Este homem era um agente duplo, ao serviço de D. João II, que levou os Reis de Leão e Castela a envolver-se neste projecto para os desviar do verdadeiro caminho da Índia, que interessava sobremaneira a Portugal. É uma leitura fascinante e poderia servir de base a um bom romance de espionagem, no entanto está repleto de reproduções de provas documentais e de análises genealógicas; trata-se de uma investigação histórica e não de um romance.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...