domingo, 11 de dezembro de 2011

Últimos veleiros...6

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.

Mentor I

 Brigue de longo curso, de dois mastros e de 500 t., ano de 1860. Pertenceu ao armador José Magalhães, do Cais Novo e foi capitaneado por Pedro Martins Branco. Navio de carreira para o Brasil, durante um quarto de século, levou muitos portugueses e minhotos para o Brasil, inclusivé os irmãos Joaquim e Manuel Gonçalves Pinto, os "calafates" do Cais Novo, que nele regressariam, anos depois, a Portugal. O principal objectivo da sua viagem foi a construção do Tamandaré, para a marinha de guerra brasileira. O Mentor I transportou igualmente as mais diversas mercadorias com interesse comercial para ambos os países.
Era considerado uma verdadeira jóia e constituía o orgulho dos Vianeses, quando ancorava frente ao antigo mercado, nas proximidades do arsenal da Marinha. Os arcos de gávea forrados a latão brilhavam ao sol no topo dos óvens das enxárceas. O seu capitão era extremamente cuidadoso em relação ao luxo e à segurança do navio, tal como o fizera ao comando do Mentor II, de que foi o principal sócio armador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...