quinta-feira, 8 de março de 2012

Últimos Veleiros...13

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Pimpão


Iate de longo curso, de 300t., de 1888, construído segundo um projecto de Pedro Martins Branco. Pertenceu ao armador João Magalhães Filho.
Como navio mercante, empregou-se no transporte de vinho, cereais, madeiras, sal e outros produtos comerciais, entre Viana e Lisboa.
Tinha, porém, uma categoria muito superior à de um simples cargueiro comercial. Portentoso e único na sua categoria, foi condecorado com a flâmula real numa festa realizada no Tejo.
A sua beleza advinha-lhe das próprias linhas e da imponente decoração. A mastreação, caída um pouco, intencional e atrevidamente, para a ré, dava-lhe um ar insinuante e magestoso.
Metade do convés era pintado de encarnado e metade da ré em amarelo. A toda a volta do navio, nos topos dos óvens e nas bigotas, nos varandais e nos estais sobressaíam os copos de metal reluzente. No lais dos mastaréus tinha lanças em bronze, os arcos de gávea e a mesa das malaguetas eram forradas a latão dourado. Ao redor da popa era lacado em ouro. No beque ostentava a figura do Capitão Camilo Ferrinho que governou o Mentor II.
Restaurado em 1917, acabou por ser torpedeado na baía de Cascais, acabando no mar esta glória da construção naval.

1 comentário:

  1. Somos amantes do mar e de embarcações.
    Essa história do "Pimpão" é linda. Dá vontade de ver esse majestoso barco. Parabéns pela crônica!
    Um abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...