quinta-feira, 22 de março de 2012

Últimos Veleiros...15

Fotos e texto retirados do catálogo da exposição "Últimos veleiros do Porto de Viana"  miniaturas de João Gonçalves Pinto, realizada no Museu Municipal de Viana do Castelo em 1993.


Rodolfo


Iate, de 250 t., ano de 1898. Foi construído no Cais Novo para o armador João Magalhães Filho e baptisado de Rodolfo em homenagem a Rodolfo Vieitas Costa, que foi no seu tempo um apaixonado da navegação à vela.
Destinava-se a receber no bojo e a transportar madeira e por isso tinha uma espécie de janela aberta na proa, por onde entravam toros de pinheiro de vinte metros de comprimento, para fazer pontes destinadas ao carregamento de minério nas minas de S.Domingos, no Algarve.
Tinha um belo casco, mas era de pouca boca, isto é muito estreito em relação ao comprimento, de tal modo que com carga leve, navegava com a borda a rasto e, bem carregado, adornava muito, o que se tornava perigoso sobretudo nos meses de inverno. Puseram-lhe, por isso mesmo, a alcunha de "navio dos credos", mas, apesar disso, durante os doze anos em que se ocupou nessa actividade, nenhum mestre ou marinheiro se recusou a navegar nele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...