segunda-feira, 21 de setembro de 2009

10º Navio Maurício de Oliveira,13º Embarque,Viagens?...

Ao terceiro dia do mês de Março de 1982 embarco neste navio, da extinta Companhia Portuguesa de Navegação ( CTM ) da qual fazia parte do quadro de trabalhadores da mesma.

N/M Maurício de Oliveira
Este navio tinha pouca tripulação, se bem me lembro era composta por 10 elementos,
na secção do Convés : Comandante, Imediato, Contramestre e um Marinheiro assim como 1 Enfermeiro e 1 Telegrafista; na secção das Máquinas: Chefe de Máquinas, 2ºMaquinista, Electricista e um Ajudante de Máquina. Recordo toda esta tripulação com saudade pois que passamos bons momentos juntos, todos se davam bem, era-mos como uma família.
Fazia-mos viagens regulares de Lisboa, passando por Bilbau, Nova York, Baltimore regressando a Lisboa.
Cartão de Identificação de tripulante

O tempo de viagem entre portos era mais ou menos o seguinte:

Lisboa para Bilbau de 1 dia e meio a dois, com estadia de 2 a 3 dias; de Bilbau até Nova York 12 dias, com estadia de 4 a 5 dias; Nova York para Baltimore era de um dia para o outro e a estadia também de cerca de 1 dia e de Baltimore para Lisboa tinha-mos mais ou menos 11 a 12 dias de navegação, isto dependendo das condições do mar que encontrava-mos, umas vezes bom, outras nem por isso.
Fiz neste navio 3 viagens, sempre com os mesmos destinos, tendo passado uma vez por Leixões com entrada e saída no mesmo dia e outra por Aveiro aonde estivemos cerca de 6 dias, desta feita para reparação da máquina principal pois encontrava-se com grave problema o que não permitia navegar com o mínimo de segurança na delicada travessia do Oceano Atlântico.
Estive embarcado cerca de 4 meses e meio, desembarcando a 14 de Julho do mesmo ano.
Deixo aqui como de costume alguns postais da época, assim como a minha caricatura feita em Baltimore por um artista local.

Praça do Comércio em Lisboa

Pôr do Sol em New York USA

Salinas de Aveiro


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...