domingo, 27 de setembro de 2009

11º Navio João da Nova,14º Embarque,Viagens?...

Embarquei neste pequeno navio, pois que media cerca de 80 metros de comprimento, no dia 27 de Janeiro de 1983 e desembarquei em 15 de Junho do mesmo ano, foram quase 5 meses de embarque.

N/M João da Nova
Durante o tempo que estive embarcado neste navio, transportava-mos carga geral para as Ilhas dos Açores e no regresso trazia-mos gado e lacticínios, para Lisboa.
Nele fiz 7 viagens para estas belíssimas Ilhas.

De Lisboa às Ilhas tinha-mos normalmente 4 dias de navegação, depois dependendo das cargas demorava-mos mais ou menos tempo nos portos, mas uma viagem durava mais ou menos de 12 a 17 dias dependendo dos portos que o navio escalava.

Nesse tempo, fazia o João da Nova escala pelos seguintes portos:

1ª Viagem: Lisboa, Porto da Horta na Ilha do Faial, Porto das Velas na Ilha de São Jorge, Porto do Pico Ilha do Pico, Porto das Velas, Porto do Pico, Porto de Ponta Delgada na Ilha de São Miguel, Lisboa. (em 17 dias)


2ª Viagem: Lisboa, Horta, Velas, Horta, Pico, Lisboa. (em 17 dias)


3ª Viagem: Lisboa, horta, Pico, Velas, Lisboa.(em 13 dias)

4ª Viagem: Lisboa, Barreiro, Lisboa, Horta, Velas, Pico, Horta, Lisboa. (em 18 dias)


5ª Viagem: Lisboa, Horta, Velas, Horta, Pico, Velas, Lisboa. (em 18 dias)

6ª Viagem: Lisboa, Pico, Horta, Lisboa. (em 12 dias)

7ª Viagem: Lisboa, Angra, Horta, Velas, Pico, Lisboa. (em 11 dias)


Aqui mostro uma foto do  N/M João da Nova  em navegação para Lisboa, com a carga do costume, que normalmente consistia de gado vivo, lacticínios e por vezes fruta.

Na época os animais eram transportados assim como se vê na foto e também dentro dos porões, a verdade se diga que não eram boas condições mas em Portugal ainda não existiam navios só para para este tipo de carga.


E como não podia deixar de ser, aqui ficam mais uns postais da época.

Cidade de Lisboa


Cidade da Horta

Cidade de Ponta Delgada

4 comentários:

  1. Amigo José Castro, muito interessante esta foto dos animais,uma vez lembro-me de um navio estábulo estar na minha ilha mas nunca mais vi nenhum, o embarque dos animais nos portos que na altura, não encostava o navio tambem era bastante complicado.
    Manuel
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ora viva amigo Manuel,pois é verdade tanto o embarque como o desembarque dos animais era muito complicado e por vezes caíam ao mar,por vezes irremediavelmente,outros tempos.
    Um abraço.
    JAC

    ResponderEliminar
  3. Boas amigo José, voltei novamente a este post. Estava a fazer uma pesqueisa, pois queria saber que estaleiro construiu este navio, o meu amigo lembra-se?
    Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de saber se viajou consigo como piloto, no navio ´João da Nova, alguém chamado Jorge e que teria na altura vinte e poucos anos. É um amigo que gostaria de rever. Obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...