terça-feira, 15 de setembro de 2009

9º Navio Porto,12º Embarque,Viagens?...

Mais um belo navio feito nos Estaleiros Navais na minha cidade, trabalhei na sua construção e quem diria que mais tarde nele embarcaria.

N/M Porto

 Muito parecido com o Malange que também foi construído no mesmo Estaleiro.
Nele embarquei no dia 5 de Maio de 1981, desembarcando a 15 de Outubro do mesmo ano.



Fiz a primeira viagem neste lindo barco, partindo de Lisboa, fazendo escala por Leixões, Bilbau, Ferrol e Setúbal regressando a Lisboa passado quase um mês.
Após 7 dias de cargas e descargas partimos para uma segunda viagem, porto de destino Cádiz aonde estivemos uma semana para depois sairmos para África iniciando por Cape Town aonde chegamos depois de 12 dias de mar. Daí fomos a Port Elizabeth, Durban, Maputo, Beira, de novo Durban, Port Elizabeth com partida para o Funchal aonde chegamos após 12 a 13 dias a navegar.
Do Funchal fomos para CasaBlanca em Marrocos, ao cabo de 5 dias, zarpamos para Lisboa, esta viagem teve a duração de sensivelmente 3 meses.
Passado 8 dias estamos de partida uma outra vez, com escala por Leixões, Santander, Pasajes, Santurce, Vigo, tudo em Espanha. Retornando a Leixões e Setúbal aonde finalmente parto para umas merecidas férias.
Tempo total de embarque, apenas 5 meses e mais dez dias.
Deixo aqui postais de alguns desses lugares.
Espanha
Marrocos
Setúbal

Funchal

Moçambique

5 comentários:

  1. Amigo José, bonito navio elegante na minha opinião, este navio era misto ou só de carga.
    Amigo José voçê conhece meio mundo, e deve ter muitas histórias para contar, Obrigado por partilhar as suas experiências. Sabe quando criei o meu blog pensei que poderia manter uma porta aberta para com aquelas tripulações que passam no porto e depois perdemos de vista, fico contente que o Amigo seja daqueles que por cá passou embora na altura ainda não trabalha-se no porto.
    Um Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  2. Caro José, consigo aprendo.
    Relatos importantes de assinalar estas suas viagens.
    Imagens bonitas.
    Os seus depoimentos são autênticos diários de bordo.
    Força continue

    Saudações Marítimas
    José Modesto

    ResponderEliminar
  3. Amigo Manuel,o navio Porto era apenas cargueiro,embora parece pelo exterior navio misto.Quanto a conhecer meio Mundo,é mais ou menos isso,aqui ainda vamos em 1981 e o meu último embarque foi em 2006,por isso ainda há muito que dizer,pena que não me lembre de tudo.
    Um abraço
    José Castro

    ResponderEliminar
  4. o meu pai tambem foi electrecista nos mesmos navios, lobito, malange, porto, h capelo..etc

    paulorsergio@hotmail.com
    abraço

    ResponderEliminar
  5. sr. castro gostava que entrasse em contacto comigo sou o filho do luis silva electrecista que fez a viagem a africa do sul com a minha irmã luisa e a saida de durban foi no dia 12 de agosto no malange

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...