terça-feira, 17 de julho de 2012

Barcos lagosteiros em Viana

Este tipo de barcos foi usado em Viana do Castelo para a pesca da lagosta nos mares de Sines, conhecidos por barcos lagosteiros, tinham um porão com determinadas aberturas com o propósito de  a água circular no mesmo de modo a manter as lagostas vivas por muito tempo, eram barcos movidos à vela com uma tripulação à volta de 8 pescadores.
Segundo relato de um antigo pescador, quiçá o mais idoso ainda vivo na zona ribeirinha de Viana, nos anos 40/50 ainda  haviam 4 barcos deste tipo com os nomes de : S. José VI, S. Daniel, Maria Leonor e Trancoso este por sinal reconhecível na 1ª foto que pertenciam a uma sociedade de uma pessoa de Viana e outra de Espanha.
Estavam fora muitos meses a fim de pescarem a dita lagosta com umas redes conhecidas por "rascos" e quando regressavam transbordavam as lagostas para o barco maior que era o S. José VI, este por sua vez transportava as lagostas de todos para Espanha, talvez pelo facto de um dos sócios ser Espanhol e concerteza por lá haver mais vantagens na venda do produto.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...