sexta-feira, 9 de julho de 2010

Faróis na Barra do Porto de Viana do Castelo

Com as obras do alargamento do Porto de Viana do Castelo em 1984, construção de novos molhes e cais, houve que fazer  modificação das
sinalizações da barra e entrada no Porto.
Antes para entrar no Porto de Viana, tinham os navios que manter bem alinhados,dois faróis existentes, criando uma linha recta entre os mesmos para que pudessem entrar com segurança evitando rochedos e baixios.
Um farol estava colocado no Castelo de São Tiago da Barra quase ao nível do mar e outro junto à Igreja da Sra. da Agonia  num ponto mais alto, bem visíveis do meio do mar.
Aqui estão esses dois faróis, embora o da Sra.da Agonia já esteja desactivado pois que com as modificações dos molhes e colocação de outros faróis este deixou de ser necessário.
       
Farol no Castelo de São Tiago da Barra

Farol da Senhora d'Agonia
Mas em  tempos mais longínquos (anos 1500) não havendo ainda faróis, os navios que vinham para Viana tinham como sinalização dois grandes olmos que serviam de baliza para entrada no porto.
Quando da construção do  convento de S. Domingos, D. Frei Bartolomeu dos Mártires mandou que no lugar dos olmos fossem construídas duas  torres brancas que pudessem ser vistas do Mar pela sua altura e alvura, servindo  de enfiamento da linha  de rumo aos barcos.
As torres de pedra e caiadas, ainda se podem ver, nelas  eram acesos archotes para ajudar os barcos durante a noite.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...